A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta terça-feira que pretende que a arbitragem em Portugal seja gerida por uma entidade externa.
Corpo do artigo
"A FPF propõe que se avance em Portugal para um modelo de organização da arbitragem nas competições profissionais que contemple uma entidade externa, a exemplo do que já sucede em outros países, o que permitirá utilizar ferramentas e mecanismos legais que garantam a constituição e desenvolvimento do quadro de árbitros mais adequado", pode ler-se, numa nota publicada pela FPF no site oficial, explicando que pretende que a arbitragem em Portugal seja gerida por uma entidade externa ao Conselho de Arbitragem (CA).
O organismo federativo "entende que será necessário estudar a alteração das principais normas que regulam a gestão da função de arbitragem". A FPF explica ainda "que o Conselho de Arbitragem e a arbitragem gozam da liberdade e da independência necessárias para o normal funcionamento, nomeadamente no que concerne às competições profissionais" e que "o trabalho conjunto dos membros do CA e das equipas de arbitragem tem permitido melhorar o setor.
A FPF informou também desta intenção "os sócios da Federação Portuguesa de Futebol e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto" e "convidará de imediato a Liga Portugal e a APAF para integrar um grupo de trabalho que será liderado pelo presidente do Conselho de Arbitragem e que contará com o suporte da Direção Jurídica da FPF".