A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, este domingo, um investimento de mais de 22 milhões de euros no futebol feminino durante a temporada 2025/2026, valor que será repartido por três vertentes.
Corpo do artigo
Deste valor, 9,27 milhões de euros serão investidos nas competições, dos quais 4,25 milhões destinados diretamente às equipas da Liga BPI, da 2.ª e da 3.ª divisões femininas. Já as seleções nacionais receberão um apoio financeiro de 11,2 milhões de euros e, por fim, a arbitragem terá direito a 1,5 milhões.
Em comunicado, a FPF adianta que “este reforço financeiro pretende contribuir para o aumento do número de praticantes, ampliar o trabalho de base e a prospeção de talentos e proporcionar mais opções para as seleções nacionais”
“Com isto, a FPF quer aproximar as equipas portuguesas das competições europeias, nomeadamente da Liga dos Campeões, e consolidar uma estratégia que permita a Portugal entrar no top 20 do futebol feminino mundial, olhando já para os próximos compromissos internacionais das nossas seleções”, acrescenta a nota.
Recorde-se que, após a eliminação de Portugal do Campeonato da Europa, Pedro Proença, presidente da FPF, afirmou que “é tempo de reforçar o investimento no futebol feminino”.