
Francesco Farioli, treinador do F. C. Porto
Foto: Hugo Delgado/EPA
Técnico dos dragões destacou reação da equipa na vitória (3-1) sobre os escoceses do Rangers que valeu o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa. Farioli valorizou o contribuito das equipas nacionais no ranking de Portugal na UEFA e afastou euforias sobre uma eventual presença do F. C. Porto na final da competição
O F. C. Porto confirmou o apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa com uma vitória convincente frente ao Rangers (3-1) e, no final, o técnico Francesco Farioli fez questão de enquadrar o feito num plano mais vasto, elogiando o momento do futebol português nas competições europeias.
"É mais uma grande noite para o futebol português. Muitas vezes leio que o nosso futebol não é suficientemente competitivo, mas viu-se o que aconteceu ontem e hoje. Sporting e Benfica mostraram o seu nível na Liga dos Campeões, o Sp. Braga está no top-8 da Liga Europa e nós também. A realidade é esta", afirmou o treinador italiano, sublinhando ainda a importância do ranking: "Se não estou errado, Portugal ultrapassou a Holanda na UEFA. Isto é muito importante para todos".
Farioli analisou também o jogo, começando pela resposta da equipa após o golo sofrido: "A reação dos jogadores foi fantástica. Os primeiros minutos foram bons, depois do golo não estivemos no nosso melhor, mas reagimos, crescemos no jogo e alcançámos um grande objetivo." O técnico rejeitou qualquer euforia europeia: "Não pensamos na final de Istambul. Estamos muito longe disso. Agora o foco é total no Casa Pia".
Entre os jogadores, Bednarek destacou a maturidade coletiva: "A missão era ganhar e evitar mais dois jogos e conseguimos. Controlámos o jogo, estivemos juntos nos momentos difíceis e mostrámos qualidade. Todas as semanas temos de provar ao mundo que somos uma grande equipa".
Rodrigo Mora, reconheceu um início difícil, mas valorizou a resposta imediata: "Começámos um pouco apáticos, mas a reação foi muito boa. Marcar cedo permitiu gerir o jogo. Ficar no top-8 mostra a união e a qualidade desta equipa".
Autor de um dos golos, Francisco Moura realçou o benefício do apuramento direto: "São menos dois jogos no calendário e isso é importante. Fizemos uma boa fase de grupos e agora é continuar a trabalhar. No golo fui até ao fim e felizmente correu bem".

