Francisca Martins conquista ouro nos 400 livres dos Jogos Mundiais Universitários
A nadadora Francisca Martins conquistou, nesta quarta-feira, a medalha de ouro dos 400 metros livres dos Jogos Mundiais Universitários, num dia em que Portugal já assegurou virtualmente uma medalha na variante de pares de ténis.
Corpo do artigo
A nadadora do FOCA, que estará nos Mundiais de Singapura, venceu com um novo recorde nacional, 4.07,50 minutos, e é já a grande figura lusa destas Universíadas, que decorrem na Alemanha, já que foi vice-campeã dos 800 livres e quarta classificada dos 400 livres, igualmente com recorde nacional.
No último dia da natação pura em Berlim, Ricardo Santos foi sétimo nos 200 metros costas e Ana Fomina 14.ª nas séries de 400 metros livres.
Portugal passa a ter três medalhas, juntando-se as conseguidas por Francisca Martins ao título de Agate Sousa, no salto em comprimento, mas no ténis já se sabe que vem mais uma a caminho.
Pedro Araújo e Maria Garcia triunfaram por 2-1 no jogo contra os britânicos James Connel e Grace Piper, com os parciais de 6-4 e 9-6, na ronda dos quartos de final.
Como não há jogo para o terceiro lugar, já é certa a conquista da medalha, qualquer que seja o desfecho da meia-final frente aos quenianos Kael Shah e Angella Okutoyi, na quinta-feira, às 09:00.
No estádio Lohrheidestadion, em Bochum, Mariana Bento segue em quarto lugar na classificação do heptatlo, após quatro provas, e está claramente na luta pela medalha de bronze.
A sessão começou com Agate Sousa a receber a medalha de campeã no salto em comprimento, conquistada na véspera, não se registando para os lusos mais momentos altos no decorrer da jornada.
Duarte Fernandes, que chegou à final dos 400 metros barreiras, com dois recordes pessoais batidos e a quinta marca lusa de sempre, revelou cansaço e foi sétimo, com a marca de 50,77, a um segundo do seu melhor.
Na final direta dos 10.000 metros, Rogério Amaral foi 11.º, com 29.23,90, enquanto Juliana Guerreiro não passou a primeira ronda dos 400 metros barreiras e André Pimenta ficou pelas qualificações do salto em comprimento.
Para os lugares entre os quinto e oitavo postos, as portuguesas derrotaram as finlandesas no basquetebol (65-51), enquanto no voleibol os lusos encerram em 10.º, após derrota por 3-2 com a Austrália.
O judoca Bernardo Tralhão, em -60 kg, ganhou um combate e perdeu outro.