Francisco Belo recuperou da gastroenterite dos últimos dias e vai mesmo competir, esta quinta-feira, em Doha, no lançamento do peso dos Campeonatos do Mundo de atletismo, numa jornada que também conta com a presença das três triplistas portuguesas.
Corpo do artigo
Depois de alguma incerteza, por problemas físicos, Francisco Belo acabou por confirmar a participação e integra o grupo B do peso, com início às 18.40 horas. A qualificação direta faz-se a 20,90 metros, uma missão complicada para o português, que fez 20,97 na época de inverno, não repetindo depois esse nível. Belo é o 20.º melhor entre os inscritos, numa lista em que é grande o equilíbrio de valores.
No triplo salto feminino, Patrícia Mamona, Susana Costa e Evelise Veiga entram em ação a partir das 14.40 horas, sendo esta a primeira vez que Portugal coloca três atletas numa disciplina técnica.
Mamona é a principal figura, já que é a 10.ª do ranking, com 14,44 metros, e tem um palmarés extenso em que já se incluiu o título europeu. Competirá no grupo A de qualificação, juntamente com a jovem Evelise Veiga, até agora especialista de salto em comprimento, mas que acaba por se estrear em Mundiais no triplo, graças a um salto de 14,32, que também lhe valeu mínimos olímpicos. Evelise apresenta-se com a 19.ª marca entre as atletas que vão à qualificação.
A outra portuguesa, Susana Costa, em pista estará no Grupo B. Aos 35 anos, está ao seu melhor nível de sempre, com 14,43 feitos nos Europeus de pista coberta - uma marca que a deixa como 11.ª entre todas as participantes.
A qualificação direta faz-se a 14,30, sendo, no entanto, provável que haja repescagens até se chegar a um grupo de 12 finalistas, o que faz de Susana Costa e Patrícia Mamona fortes candidatas a regressar no sábado, para a final. No programa, há ainda as finais dos 400 metros e lançamento do peso, femininos, e as últimas provas do decatlo e heptatlo.