Frederico Gil tornou-se o primeiro português a chegar às meias-finais do Estoril Open, após vencer, ontem, Rui Machado, num encontro muito disputado. Hoje, procura o acesso à final contra o espanhol Garcia-Lopez. E Roger Federer continua sem perder um set...
Corpo do artigo
Ainda o juiz árbitro não tinha declarado o fim do encontro e já Frederico Gil (133.º do ranking ATP) estava no chão a festejar. A confirmação da bola fora de Rui Machado (114.º) deu ao sintrense a presença nas meias-finais do Estoril Open. Algo que nunca nenhum português havia conseguido.
Gil bateu o compatriota e amigo Rui Machado pelos parciais de 4-6, 7-6 (1) e 6-3. É a terceira vez que vai jogar as semi-finais de um torneio ATP 250. No ano passado, chegou às "meias" na Costa do Sauípe e em Joanesburgo.
"Isto é um sonho concretizado. Vou fazer tudo para chegar à final", afirmou Gil que, hoje à tarde defronta o espanhol Guillermo Garcia-Lopez (40.º), derrotado pelo português na única vez em que jogaram um com o outro.
Ontem, os dois tenistas lusos deram um grande espectáculo, numa partida bastante intensa. Rui Machado dominou o primeiro parcial e recuperou de 2-5 para 5-5 no segundo. A partir daqui, o algarvio não conseguiu esconder problemas físicos. No terceiro set, Gil quebrou o serviço a 3-3 e carimbou o triunfo. João Cunha e Silva, treinador de ambos, viu o jogo na bancada.
"Senti problemas de estômago e isso prejudicou-me. Mas todos viram que sou um lutador e que tenho espírito de sacríficio", referiu Rui Machado, insistindo que não está bem fisicamente. Frederico Gil assumiu que as desistências de Ivan Ljubicic e de Gael Monfils beneficiaram os portugueses: "Há que tirar proveito dessa situação. Quer eu, quer o Rui não temos nível para jogarmos com um top 10 ou 20".
Antes do duelo luso, foi a vez de Roger Federer (1.º) carimbar o acesso às meias-finais, ao vencer o francês Arnaud Clement (83.º). O suíço triunfou por 7-6(7) e 6-2. e hoje tem o desafio mais difícil até agora, contra o espanhol Albert Montanes (34.º), detentor do título. "Vai estar um português nas meias-finais e isso é fantástico para o Estoril Open", declarou Federer, que ontem contou com a presença das filhas no Jamor.
RESULTADOS
Masculinos (quartos-de-final): Albert Montanes (Espanha)-Pablo Cuevas (Uruguai), 6-4, 6-3; Guillermo Garcia-Lopez (Espanha)-Alberto Martin (Espanha), 6-0, 2-0, desistiu; Roger Federer (Suíça)-Arnaud Clement (França), 7-6 (7), 6-2; Frederico Gil (Portugal)-Rui Machado (Portugal), 4-6, 7-6(1), 6-3.
Femininos (meias-finais): Anastacia Sevastova (Letónia)-Shuai Peng (China), 6-7(6), 6-1, 6-3; Arantxa Santonja (Espanha)-Sorana Cirstea (Roménia), 6-1, 6-4.