Frederico Silva e Gastão Elias asseguraram, esta quinta-feira, a qualificação para os quartos de final do Campeonato Nacional Absoluto, numa jornada pautada por algumas duras batalhas no complexo desportivo do Monte Aventino, no Porto.
Corpo do artigo
Naquele que foi o último encontro do dia, Frederico Silva, primeiro cabeça de série e número 193 mundial, precisou de uma hora e 42 minutos para se impor frente a Martim Leote Prata em dois sets, pelos parciais de 7-5 e 6-4.
Tal como o esquerdino, Gastão Elias, segundo cabeça de série, travou um longo duelo com Fábio Coelho, só derrotado em três partidas, por 6-3, 2-6 e 6-2, ao cabo de duas horas, para garantir a qualificação para os quartos de final do torneio dotado de 20 mil euros em prémios monetários.
Consumado o triunfo, Gastão Elias (532.º ATP) vai agora defrontar João Monteiro, após a vitória deste diante Duarte Vale em três 'sets' muito equilibrados e disputados, pelos parciais de 6-7 (7-9), 7-5 e 6-3, ao fim de duas horas e 48 minutos de encontro.
Nuno Borges, campeão de duas etapas do Circuito Sénior da FPT, em Vale do Lobo e na Figueira da Foz, por sua vez, não encontrou grandes dificuldades para eliminar Francisco Faria, por 6-3 e 6-0, e marcar encontro com Daniel Rodrigues, que bateu Gonçalo Falcão, por duplo 6-3.
Tiago Cação, após o triunfo ante Manuel Gonçalves, por duplo 6-1, e Luís Faria, que estava em vantagem por 7-6 (7-2) e 1-0 quando Francisco Cabral desistiu, completam os quartos de final no Monte Aventino.