Futebol Clube de Avintes tem Direção recente formada por homens da casa. Restruturação das infraestruturas é chave
Corpo do artigo
A menos de um ano de completar o centenário, o Futebol Clube de Avintes vive dias atribulados, em termos institucionais, mas a Direção liderada por Rui Moita procura estabilizar o histórico gaiense. A chave para o progresso pode estar na reestruturação das infraestruturas.
O arranque de 2021/22 marcou o início de uma nova presidência, que não teve o desfecho desejado e obrigou à formação de uma Comissão Administrativa para gerir os destinos do clube, a partir de março deste ano. Entretanto, já houve outro presidente, mas há duas semanas apresentou demissão e o "amor pelo Avintes" impeliu Rui Moita a assumir a liderança, embora não tenha qualquer experiência em gestão ou passado como futebolista. "Não temos dívidas, mas a situação financeira não é a melhor. Claro que tenho medo de falhar, mas quem me dá alento para continuar é a minha equipa diretiva. Costumo dizer que, neste momento, temos seis presidentes", explica o líder, que entrou no mundo do dirigismo há menos de três anos.
Apesar dos tempos difíceis que se vivem no Avintes, o objetivo é conseguir estabilizar o emblema de Vila Nova de Gaia para, mais tarde, poder sonhar com outros voos. Para já a solução imediata passa pelos "cortes orçamentais". "O mais fácil era termos ido embora, mas não tenho coragem de abandonar o clube. O nosso objetivo imediato é proporcionar aos sócios uma celebração dos 100 anos digna e com tranquilidade", assegura o presidente.
Desportivamente, o arranque não foi o melhor, mas a mudança de equipa técnica, agora liderada por Bruno Cunha, trouxe outra ambição. Apesar do Avintes seguir no nono lugar da Divisão de Elite (Série 1), a missão é "apontar ao topo". "O grupo tem reagido bem às adversidades e, jornada após jornada, tem-nos surpreendido", garante Paulo Barbosa, treinador-adjunto.
De momento, o Avintes tem dois campos. O Complexo Desportivo da Mesquita, destinado aos seniores, e o Parque Joaquim Lopes para a formação. Os custos de manutenção de dois recintos são elevados e Rui Moita acredita que a solução passa pela criação de um único complexo, onde se possa juntar todas as equipas do clube, de modo a diminuir custos e oferecer melhores condições.
A Figura
Léo Bonfim, defesa (39 anos)
Com passagens nos escalões profissionais, em clubes como V. Setúbal ou Boavista, Léo procura ser o guia dos mais jovens. Enquanto o corpo permitir, promete continuar dentro das quatro linhas.
Bilhete de Identidade
Futebol Clube de Avintes
Fundação: 23-07-1923
Local de jogos: Complexo Desportivo da Mesquita
Sócios: 800
Palmarés: 1.ª Divisão Distrital, da A. F. Porto, em 1955/56, 1966/67, 1968/69, 1971/72 e 1990/91; Divisão de Honra, da A. F. Porto, em 1997/98.