Treinador, de 52 anos, dá prioridade a projetos onde possa lutar por objetivos europeus e deverá prosseguir a carreira no estrangeiro
Corpo do artigo
Fora do banco, desde que deixou o Olimpija, da Eslovénia, na época anterior, o treinador João Henriques prepara, em breve, o regresso ao ativo. O JN sabe que o técnico, de 52 anos, tem recebido várias abordagens, sobretudo do futebol escandinavo.
Em Portugal, onde já se verificaram oito mexidas no comando técnico de equipas da Liga, o nome do técnico já foi associado a vários clubes, mas a prioridade de João Henriques passa pelo mercado estrangeiro e objetivos de qualificação europeia, o que na liga portuguesa é mais apertado.
A experiência na Eslovénia foi enriquecedora, onde obteve, ao leme do Olimpija, o primeiro apuramento de sempre para as competições europeias na história do clube da capital. Uma das épocas de maior sucesso, na liga portuguesa, aconteceu ao serviço do Santa Clara, nas épocas 2018/19 e 2019/20, onde teve a oportunidade de planear a temporada com antecedência e, assim, apresentar resultados. Os açorianos terminaram na 10.ª e 9.ª posição nessas temporadas.
Para além da experiência açoriana, João Henriques treinou, em Portugal, clubes como o Fátima, Leixões, P. Ferreira, Vitória, Moreirense e Marítimo.