Governo obriga a que alguns jogos das equipas portuguesas sejam transmitidos em canal aberto, em 2025. SIC está atenta ao mercado, RTP e TVI não comentam. Sport TV e DAZN partilham os direitos da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O Governo português publicou em “Diário da República” um despacho que obriga à transmissão, a partir de janeiro, em sinal aberto, de eventos desportivos considerados de interesse público, como alguns jogos das provas da UEFA, em que participam nesta época o Benfica, Sporting, F. C. Porto, Braga e V. Guimarães. Uma decisão que pode conduzir a uma guerra entre operadores, já que o futebol é um produto cada vez mais apetecível - em 2023, apenas os jogos de futebol figuraram no “top 20” dos programas mais vistos em Portugal.
De acordo com um comunicado do Executivo, enviado ontem à noite ao JN, “os operadores que emitam em regime de acesso condicionado que adquiram os direitos exclusivos para a transmissão de acontecimentos de interesse generalizado do público ficam obrigados a facultar, com as condições normais do mercado, o acesso a outros operadores”. Se não houver acordo comercial entre o titular dos direitos televisivos e os operadores interessados na transmissão do evento, “há lugar a arbitragem vinculativa da Entidade Reguladora para a Comunicação Social”.
