Extremo do F. C. Porto vence a votação da UEFA pela segunda vez na presente época, sempre após jogos com o Shakhtar
Corpo do artigo
Galeno foi eleito o Jogador da Semana da Champions, numa votação levada a cabo no site da UEFA, graças à exibição realizada no jogo do F. C. Porto com o Shakhtar Donetsk (5-3), na passada quarta-feira, relativo à sexta e última jornada da fase de grupos da competição.
O extremo marcou dois golos e somou ainda duas assistências no triunfo dos portistas, que lhes valeu a passagem aos oitavos de final da liga milionária. Curisamente, o brasileiro repete a distinção obtida após o primeiro jogo no Grupo H com a equipa ucraniana, no qual também bisou e fez uma assistência.
Os outros candidatos ao prémio eram o benfiquista Di María (marcou um golo de canto direto no jogo com o RB Salzburg), Joselu (Real Madrid) e Samuel Lino (Atlético Madrid).
Na Liga Europa, Gonçalo Inácio, central do Sporting, foi um dos quatro nomeados para Jogador da Semana, depois de ter marcado dois golos ao Sturm Graz, mas a vitória na votação acabou por ser de Birmancevic, médio sérvio do Sparta de Praga, que também bisou na derradeira jornada da fase de grupos, diante do Aris Limassol (1-3).
Na Liga Conferência, Josué, médio do Légia Varsóvia, também esteve na corrida ao prémio de Jogador da Semana da prova, graças à exibição realizada no triunfo sobre o AZ Alkmaar (2-0, com duas assistências do português), mas a votação no site da UEFA deu a distinção a Eran Zahavi, avançado do Maccabi Telavive, que marcou dois golos na vitória sobre o Gent (3-1)