Extremos foram as grandes figuras das vitórias ante Shakhtar Donetsk e Antuérpia e vão estar frente a frente dentro de duas semanas na Invicta. Com dois golos e uma assistência cada um, luso-brasileiro superou internacional português em vários dados estatísticos na abertura da Champions.
Corpo do artigo
F. C. Porto Dragões e catalães eram apontados como os favoritos ao apuramento para os oitavos de final e a primeira jornada da Liga dos Campeões demonstrou isso mesmo, com a equipa portuguesa a vencer o Shakhtar Donetsk e os espanhóis a golearem o Antuérpia. Os encontros de Hamburgo e Camp Nou tiveram em Wenderson Galeno e João Félix as grandes figuras, em duas exibições magistrais e com números idênticos, mas com ligeira vantagem para o extremo luso-brasileiro.
Com dois golos e um passe decisivo, para Taremi e Lewandowski, respetivamente, Galeno e Félix foram eleitos os melhores jogadores em campo, sendo que o futebolista do F. C. Porto rematou mais vezes (três contra dois do internacional português) e, sem surpresa, atingiu uma velocidade máxima (34,8 quilómetros/hora) superior à de Félix, cujo sprint mais rápido atingiu os 29,9 km/h. O reforço do Barça para a nova temporada, por empréstimo do Atlético de Madrid, esteve 68 minutos em campo e percorreu um total de 8,72 quilómetros, contra os 10,64 km de Galeno que deu o lugar a Francisco Conceição ao 89.º minuto da partida disputada na Alemanha.
O futebolista dos dragões conseguiu três dribles bem-sucedidos em cinco tentativas, contra dois (um com sucesso) de João Félix, que somou mais ações com bola (51 contra 45), embora a tenha perdido mais vezes (10) do que Galeno (8).
A nível defensivo, Galeno assinou três interceções contra nenhuma do futebolista do Barça, que apresentou, porém, uma taxa de sucesso superior na percentagem de passes acertados: 92% contra 81%.
Depois de vários meses de indefinição e especulação, João Félix chegou à cidade condal no último dia do mercado de transferências e, por isso, fez apenas três encontros com o novo emblema, somando apenas 142 minutos, uma assistência e três golos, os mesmos que Galeno apontou nos sete encontros (630 minutos) que disputou em 2023/24, acrescentando ainda dois passes decisivos.
Com os três primeiros pontos nos bolsos e a liderança repartida do Grupo H, F. C. Porto e Barcelona defrontam-se, na Invicta, dentro de duas semanas e caso Galeno e João Félix mantenham este nível de inspiração o espetáculo está garantido no Estádio do Dragão.