Wanderson Galeno, do F. C. Porto, e João Félix, internacional português que atua no Barcelona, integram o top 10 do "ranking" de performance da atual edição da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O algoritmo criado pela UEFA para avaliar o desempenho dos futebolistas em cada jogo da Liga dos Campeões coloca Wanderson Galeno, do F. C. Porto, na oitava posição, com um total de 95 pontos, mais dois do que João Félix (Barcelona), que surge um lugar abaixo no ranking.
A tabela é liderada por Gabriel Jesus, do Arsenal, com 127 pontos, seguido de Erling Haaland (Manchester City), com 118 pontos, e Jude Bellingham (Real Madrid), com 113 pontos.
Nos três jogos em que participou no grupo H pelo F. C. Porto, Galeno apontou dois golos e fez uma assistência, tendo uma taxa de acerto no passe de 77%. João Félix iguala o avançado portista em golos e assistências, apresentando uma maior eficácia no passe (84%), mas uma menor explosão no sprint (34,8 km/hora de Galeno contra um máximo de 32,3 km/hora de Félix).
Mehdi Taremi (F. C. Porto) ocupa a 11.ª posição do ranking, com 89 pontos, e Ricardo Horta (Sporting de Braga) é 13.º, com menos um ponto. Seguem-se-lhes Bruma (Sporting de Braga), 15.º com 86 pontos, Sikou Niakaté (Sporting de Braga), 35.º com 72 pontos, e Stephen Eustaquio (F. C. Porto), 40.º com 69 pontos, na lista que compila os atletas de clubes lusos.
No que toca a jogadores portugueses, aos já citados João Félix, Ricardo Horta e Bruma seguem-se Diogo Leite (Union Berlim), 39.º com 70 pontos, David Carmo (F. C. Porto), 102.º com 59 pontos, e João Cancelo (Barcelona), 108.º com 58 pontos.