O piloto britânico George Russell ofereceu o primeiro triunfo à Mercedes em 2025, conquistando o Grande Prémio do Canadá. Max Verstappen foi segundo, Kimi Antonelli fechou o pódio e os dois McLaren, que têm dominado a temporada, bateram, após uma manobra arriscada de Lando Norris. Veja o vídeo do momento.
Corpo do artigo
O Circuito Gilles Villeneuve foi palco de uma corrida emocionante, com os primeiros cinco classificados a rodarem sempre muito juntos. George Russell aproveitou, na perfeição, a "pole position" que havia conquistado no sábado para subir ao lugar mais alto do pódio.
Max Verstappen ainda chegou a apertar o piloto britânico, mas teve de se contentar com o segundo posto, à frente do segundo Mercedes, de Kimi Antonelli.
As últimas voltas prometeram e cumpriram. Com os cinco primeiros separados por menos de sete segundos, os dois McLaren aproximavam-se, rapidamente, de Antonelli, mas não surgiram ordens de equipa e os dois pilotos tiveram liberdade para lutar.
Lando Norris, que tinha pneus com menos voltas, chegou a ultrapassar Oscar Piastri, mas o líder do campeonato não facilitou em nada e devolveu a manobra. Já na reta da meta, e com o DRS aberto, Norris arriscou em demasia, tocou na traseira do monolugar do companheiro de equipa e teve de desistir.
O australiano teve mais sorte e conseguiu manter-se em prova e somar bons pontos para o campeonato, embora tenha, agora, Max Verstappen ligeiramente mais próximo.
Os Ferrari de Charles Leclerc e Lewis Hamilton fecharam no quinto e sexto postos, Fernando Alonso levou o Aston Martin até sétimo, Nico Hulkenberg foi oitavo, Esteban Ocon nono e Carlos Sainz fechou os lugares pontuáveis.
Veja o momento em que Norris bate em Piastri, com o britânico a assumir, imediatamente, a culpa pelo acidente que lhe custou pontos valiosos para o campeonato: