Vinte anos volvidos sobre a realização da etapa inicial do primeiro Mundial de Bodyboard, a praia da Mariana (ou Arda), em Afife, Viana do Castelo, volta, este fim de semana, a receber os melhores surfistas da Europa, que marcam, assim, presença naquele que será o primeiro torneio do recém-criado circuito europeu da modalidade.
Corpo do artigo
E muitos são os que já se encontram nas águas de Afife, a preparar-se para a etapa que assenta arraiais em spot já visitado por gigantes do surf e do body-board, como Rob Machado, Occhilupo, Mike Stewart e Guilherme Tâmega.
"A expectativa é grande, porque se trata de circuito há muito reclamado, por atletas e federações", assinala João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana, agremiação que, no currículo, tem a organização da primeira etapa do Mundial de Bodyboard, além de europeus e mundiais, e que foi, agora, convidada para pôr de pé o arranque do circuito europeu".
"Algo que faz todo o sentido", aponta João Guedes, vice-campeão da Europa de surf que marca, também, presença. O mesmo diria Eric Rebiere, o surfista franco-brasileiro que, por duas vezes, se sagrou campeão europeu da modalidade: "As condições, aqui, são excelentes, assim como o trabalho da organização. Se vou vencer? Quem não quer? Agora o que posso dizer é que vou dar o máximo".
Meia centena de atletas da Europa e de Marrocos são, entre hoje e domingo, esperados em Viana. Com um prize-money de quatro mil euros, a etapa marca o início do European Tour, que conta, ainda, competições em França e Marrocos.