Está confirmado o regresso do brasileiro Gilberto ao Brasileirão. O lateral direito deixa o Benfica e vai jogar no Bahia, com quem assinou contrato até 2026. O negócio foi oficializado este domingo por ambos os clubes em comunicado.
Corpo do artigo
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo para a transferência a título definitivo de Gilberto para o Bahia (Brasil)", comunicou o campeão português, no site oficial, além de publicar um vídeo de agradecimento ao jogador nas redes sociais.
Já o atual 16.º colocado do campeonato brasileiro, que é treinado pelo português Renato Paiva, revelou que o lateral direito, que tinha contrato com as águias até junho de 2025, assinou um vínculo até ao fim do ano civil de 2026.
"O Esporte Clube Bahia informa que finalizou os entendimentos junto ao Benfica para a aquisição do lateral direito Gilberto, campeão português há pouco mais de um mês. O atleta, também com passagens pelo futebol italiano e algumas das principais equipas brasileiras, assinou contrato até ao final de 2026", pode ler-se na nota divulgada pelo emblema de Salvador.
Nenhum dos clubes divulgou os valores envolvidos na transferência, mas tanto a imprensa portuguesa como a brasileira referem que o lateral custou ao Bahia 2,5 milhões de euros.
Gilberto ingressou no Benfica na temporada 2020/21, sob a mão de Jorge Jesus, proveniente do Fluminense, clube que representou durante dois anos e meio. Antes, o defesa, de 30 anos, atuou no Vasco e nos italianos do Latina, Hellas Verona e Fiorentina. O Botafogo e o Internacional foram os dois primeiros emblemas que Gilberto representou na carreira enquanto sénior.
Pelos encarnados, Gilberto disputou um total de 106 partidas, marcou oito golos e fez sete assistências, conquistando o título de campeão nacional em 2022/23.