Marta Paço, a jovem cega de Viana do Castelo tricampeã mundial de surf adaptado, ganhou um novo amigo e companheiro, que a passará a guiar pelo mundo.
Corpo do artigo
É a própria atleta que conta a novidade nas suas redes sociais. "Gingko", um Golden Retriever, que conheceu há uma semana, é o seu cão-guia. "Foi amor "à primeira vista"!", descreve Marta Paço numa publicação este domingo na sua página de Facebook, acompanhada de uma imagem com a atleta e o seu fiel amigo.
"Estive uma semana em Mortágua na ABAADV – Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual para conhecer o meu fiel companheiro Gingko: um dos primeiros Golden Retrievers cão-guia em Portugal! Uma semana de descoberta mútua, de confiança e de conexão profunda que transcendeu qualquer barreira física", conta a tricampeã, anunciando: "É o início de uma incrível história de amizade e parceria".
"Cada momento foi uma experiência única. Desde os primeiros passos juntos até a exploração das ruas de Mortágua, Viseu e Coimbra. Desenvolvemos uma linguagem própria, baseada em sinais, toques e confiança mútua" , descreve, considerando que "para além de um cão-guia habilidoso, o Gingko já teve oportunidade para mostrar a sua amizade leal sempre pronto para me acompanhar e com muita vontade de me guiar com segurança pelo mundo".
Marta Paço, com 19 anos, cega de nascença, não tem parado de surpreender e de se superar, em termos desportivos. Atleta do Surf Clube de Viana (SCV), tem conquistado, sempre acompanhada pelo seu treinador Tiago Prieto, os lugares cimeiros de provas internacionais de surf adaptado, desde 2019, quando se sagrou campeã europeia da modalidade. Ambiciona no futuro participar nos Jogos Paralímpicos, embora o surf adaptado ainda não seja considerado modalidade paralímpica.
Atualmente estuda Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa.