
Biniam Girmay foi o mais rápido na oitava etapa da Volta a França
Foto: Marco BERTORELLO / AFP
Sprint sorriu de novo ao ciclista da Eritreia. Tadej Pogacar mantém a camisola amarela
O eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) bisou na edição de 2024 do Tour, ao ganhar ontem ao “sprint” a oitava etapa da prova, à frente do belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), que continua a acumular segundos lugares nas chegadas em pelotão.
No final dos 183,4 quilómetros que ligaram Semur-en-Auxois a Colombey-les-Deux-Eglises, no norte de França, sem montanha relevante no percurso, Girmay superiorizou-se em cima da meta a Philipsen e a outro “sprinter” belga, Arnaud De Lie (Lotto). O líder Tadej Pogacar (UAE Emirates) chegou incluído no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor da tirada.
O esloveno comanda a geral individual com 33 segundos de avanço sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) continua em terceiro, a 01.15 minutos. Quanto a João Almeida (UAE Emirates), teve um dia bastante tranquilo e também cortou a meta incluído no pelotão, no 51.º posto, mantendo o sexto lugar da geral, a 2.17 minutos de Pogacar.
Nélson Oliveira (Movistar) acabou na 91.ª posição, com o mesmo tempo de Girmay, e Rui Costa chegou um pouco mais atrasado, no 128.º lugar, a 1.12 minutos do vencedor, mas ainda assim subiu ao 47.º posto da geral.
A nona etapa, marcada para domingo, promete dificuldades e muita animação, sobretudo nos 14 setores de estrada sem asfalto, ao longo dos 199 quilómetros com início e final na cidade de Troyes.

