Girona: o satélite do Manchester City que conta com o irmão de Guardiola
O Girona encanta o mundo do futebol, sendo de momento o líder isolado do campeonato espanhol e uma das sensações do futebol europeu. Fora dos relvados há um investimento forte que oferece condições para estes resultados. City Group e Pere Guardiola, irmão do treinador do Manchester City, são os sócios maioritários.
Corpo do artigo
Girona bateu o Barcelona por 4-2, em Montjuic, e, aproveitando o deslize do Real Madrid frente ao Bétis (1-1), lidera, de forma isolada, o campeonato espanhol a três desafios do final da primeira volta. Em 16 jornadas, os catalães contabilizam 41 pontos, mais dois que os "blancos" (39) e mais sete que os "culés" (34). Dentro do campo, o conjunto apresenta uma proposta de jogo atrativa e encantadora, catapultada pela mestria de Michel e restante equipa técnica. No entanto, fora dele, as condições são também elas propícias a um crescimento sustentado e sólido. Existe um excelente trabalho de Quique Carcél, diretor-desportivo, e a gestão de Pere Guardiola (irmão de Pep Guardiola) e do City Group (detentor do Manchester City), na função de sócios maioritários. Posto isto, e tendo em conta a última informação, há motivos para continuar a sonhar com este conto de fadas?
Antes de mais, convém remontar à origem. Recuamos até 2017, ao mês quente de agosto, quando a City Group e Pere Guardiola (Girona Football Group) adquiriram o modesto clube da Catalunha. Na altura, cada parte ficou com 44,2% das ações do emblema, ficando os restantes 12% para acionistas minoritários. Para quem não está a par, o City Group é uma empresa dona de múltiplos clubes, com especial destaque para o Manchester City, New York City, Melbourne City, Palermo e Troyes. De lá para cá o Girona passou a acolher uma série de jogadores dessa "agremiação", como é o exemplo de Aleix García (Manchester City), Angel Herrera (Manchester City e Savinho (Troyes). Os dois primeiros já se encontram em definitivo, enquanto o último está por empréstimo, mas é possível que estenda a ligação com o clube da Catalunha por mais umas épocas.