Os Países Baixos, finalistas vencidos em 2019, qualificaram-se para os oitavos de final do Mundial feminino de futebol de 2023, ao golearem o Vietname (7-0). O resultado permitiu-lhes ficar no topo do Grupo E, do qual foi arredado Portugal.
Corpo do artigo
No Estádio Forsyth Barr, em Dunedin, na Nova Zelândia, os golos de Lieke Martens (8 minutos), Katja Snoeijs (11), Esmee Brugts (18 e 57), Jill Roord (23 e 83) e Danielle van de Donk (45) fixaram o resultado mais desnivelado da nona edição da prova, refletindo a distância entre a nona e a 32.ª classificada do ranking da FIFA, que já estava eliminada.
Os Países Baixos acabaram a 'poule' no primeiro lugar, com sete pontos, dois acima dos Estados Unidos, atuais bicampeões e recordistas de troféus, com quatro, que empataram à mesma hora com Portugal (0-0), em Auckland, e também acedem aos oitavos de final.
Nhu Huynh, avançada do Länk Vilaverdense, da Liga portuguesa, entrou na última meia hora, mas foi incapaz de aproximar o Vietname do primeiro golo em Mundiais.