O F. C. Porto venceu, esta quinta-feira, o Maccabi Telaviv, por 1-0, e garantiu o apuramento para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. No jogo de estreia do novo treinador, Martín Anselmi, os dragões tiveram de sofrer mas acabaram por celebrar graças a um cabeceamento de Nico González.
Corpo do artigo
A precisar "apenas" de um triunfo para continuar nas competições europeias, o F. C. Porto apresentou-se em Belgrado, na Sérvia, - o jogo não se pôde realizar em Israel -, com uma defesa a três, com Eustaquio a juntar-se aos centrais Tiago Djaló e Otávio, mas o novo sistema tático do treinador argentino ainda não está afinado.
A primeira parte foi um autêntico deserto de ideias e o primeiro lance de perigo, relativo, surgiu aos 41 minutos quando Dor Turgeman atirou por cima. O F. C. Porto subiu de rendimento na na segunda metade e Namaso, isolado, atirou ao lado.
O golo portista surgiu aos 58 minutos: cruzamento de João Mário e Nico González, de cabeça, a assinar o 0-1. Menos de 60 segundos depois a tarefa azul e branca poderia ter ficado mais facilitada, mas Namaso, em excelente posição, atirou à figura do guarda-redes.
A vantagem mínima enervou a equipa portuguesa que, em cima da hora de jogo, bem pôde agradecer à sorte: Oshar Davida acertou na barra da baliza de Diogo Costa.
Peretz ainda festejou o golo do empate, aos 87m, mas o lance foi anulado por fora de jogo e o F. C. Porto segue em frente nas competições europeias. Agora, no play-off, os dragões vão defrontar a Roma ou o Viktoria Plzen - o sorteio é esta sexta-feira - e, caso cheguem aos oitavos de final, terão pela frente a Lazio ou o Athletic Bilbao.