O Nacional segurou o quarto lugar, depois da vitória, no Restelo, ante o Belenenses. Por seu lado, os azuis voltaram à zona de despromoção, após uma partida em que ficaram irados com o trabalho de Duarte Gomes.
Na base dos protestos esteve o segundo golo dos insulares, apontado por Luís Alberto, na sequência de um canto, com o médio brasileiro a disputar a bola com Júlio César, na pequena área. Os azuis pediram falta, mas Duarte Gomes deu o golo.
Por razões diferentes, ambas as equipas precisavam de vencer. O Belenenses para fugir à descida e o Nacional para alimentar o sonho europeu e reagir à eliminação da Taça de Portugal. A partida, embora emotiva, foi fraca, com a formação madeirense mais expectante em relação ao opositor.
O Nacional acabou por marcar num dos primeiros ataques, com João Aurélio a aproveitar um erro de Ávalos. O Belenenses respondeu de pronto com o golo de Saulo. Já depois do 1-2, os azuis fizeram tudo para empatar, mas a sorte não sorriu. Primeiro a trave impediu o bis de Saulo e, na última jogada, o guarda-redes Júlio César foi à área, cabeceou para golo, mas Patacas impediu a igualdade em cima da linha!
