O F. C. Porto voltou a passar a perna ao Sporting na corrida à contratação de jogadores do Marítimo. Desta vez, os protagonistas são o guarda-redes José Sá e o avançado Moussa Marega, que assinaram pelos dragões, por quatro temporadas e meia, depois de ambos terem sido apontados nos últimos dias ao clube de Alvalade.
Corpo do artigo
No máximo secretismo, a SAD azul e branca aproveitou o jogo de anteontem à noite com os maritimistas para, no final do mesmo, fechar as duas transferências, cujos valores não foram tornados públicos, mas que devem rondar um total de quatro milhões de euros.
Marega, de 24 anos, e José Sá, de 23, assinaram até 2020, tendo o contrato do primeiro uma cláusula de rescisão de 40 milhões e o do segundo de 30 milhões. Para já, não é certo que o guarda-redes seja incluído de imediato no plantel portista, ao contrário do que acontecerá com o avançado, que vai colmatar a saída de Tello para a Fiorentina. Vice-campeão da Europa de Sub-21, no ano passado, Sá é uma aposta de futuro, já que o presente na baliza dos dragões pertence a Casillas e Helton, sem esquecer Gudiño, que treina com a equipa principal mas tem jogado no F. C. Porto B.
O Sporting estava em negociações pelos dois jogadores, tinha previstas reuniões para ontem com o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, e tudo indicava que ia consumar as transferências, mas os dragões anteciparam-se e, numa operação relâmpago, fecharam a contratação dos segundo e terceiro reforços de inverno, depois de consumada a aquisição de Suk (ex-Vitória de Setúbal), na semana passada.
Na partida de domingo entre o F. C. Porto e o Marítimo, o guarda-redes português foi suplente de Salin, ao passo que o avançado, nascido em França mas com passaporte maliano, fez parte do onze de Nelo Vingada, tendo sido substituído aos 32 minutos, devido a problemas físicos. Na presente época, Marega, cujo passe pertencia em partes iguais ao Marítimo e ao empresário Teodoro Fonseca, marcou sete golos pela equipa madeirense em 18 jogos, destacando-se pela versatilidade com que faz várias posições no ataque.
Após a partida no Dragão, os dois jogadores ainda voaram para a Madeira, mas a oficialização das transferências pelos dois clubes fez com que regressassem à Invicta segunda-feira à noite. "Obrigado a todos os maritimistas e madeirenses! Foram cinco anos que me fazem sair de coração cheio. Uma nova etapa começa hoje, novo clube nova vida... sempre na luta pelos meus objetivos", escreveu José Sá, nas redes sociais, na única declaração pública feita ontem pelos dois novos dragões.