
Liga dos Campeões pode voltar a ser transmitida em sinal aberto já em janeiro de 2025
Foto: Gerardo Santos
O Governo português publicou, em "Diário da República", um despacho que visa a transmissão, em sinal aberto, de eventos desportivos considerados de interesse público. Competições europeias de futebol, jogos das seleções e até a etapa portuguesa do MotoGP estão na lista do executivo.
Corpo do artigo
Num despacho publicado em "Diário da República", o Governo definiu os eventos desportivos que considera como de interesse público e que, por isso, devem ser transmitidos em sinal aberto já a partir de janeiro de 2025.
No que toca ao futebol, a lista inclui meias-finais e finais de competições em que participem equipas portuguesas; as finais da Supertaça e das taças de Portugal e da Liga; as finais da Liga das Nações e dos campeonatos do Mundo e da Europa de seleções; e um jogo por jornada, ou por mão de cada eliminatória, de competições em que participem equipas portuguesas, como a Liga dos Campeões, o Mundial de clubes, a Liga Europa e a Liga Conferência.
De recordar que, até à época passada, era transmitido, em sinal aberto, um jogo por jornada, ou por mão de cada eliminatória, da Liga dos Campeões e da Liga Europa, algo que não se verifica esta temporada.
A lista inclui outros eventos, como a Volta a Portugal em bicicleta, o Rali de Portugal e o Grande Prémio de Portugal em MotoGP, bem como a participação de atletas portugueses em fases finais de campeonatos do Mundo e da Europa.
Fora do despacho governamental ficaram os jogos da Liga de futebol, que não são transmitidos em sinal aberto desde 2013. A situação vai mudar na próxima época, pelo acordo entre o Moreirense e a TVI, que visa a transmissão, naquela estação, de todas as partidas do clube de Moreira de Cónegos entre 2025 e 2028.

