Governo viabiliza vistos de residência mais rápidos para jogadores estrangeiros

Proença liderou elenco da Liga que marcou presença na reunião com o governo
Liga Portugal
Pedro Proença, presidente da Liga, satisfeito com resposta do Governo. Segue-se reunião, na quarta-feira, com os clubes profissionais.
Corpo do artigo
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai celebrar acordos com várias federações desportivas para acelerar autorizações de residência para os atletas extracomunitários, anunciou, ontem, o governo. Em comunicado, o Ministério da Presidência revelou que esteve reunido com as federações desportivas e recorda que “para situações de difícil compatibilização inerente aos curtos períodos de transferência de atletas, a Lei dos Estrangeiros já prevê que seja possível a concessão da autorização de residência temporária a cidadãos estrangeiros”.
O presidente da Liga, Pedro Proença, mostrou-se satisfeito e considera que pode ter sido encontrada uma solução capaz de dar resposta ao impacto da nova legislação relativa à imigração, que estava a afetar a atuação dos clubes no mercado de transferências.
"Saímos daqui com a minuta de um protocolo que queremos que entre já em vigor. Vai ser preciso um par de horas de ponderação por parte dos gabinetes jurídicos da Liga e Sociedades Desportivas, mas a capacidade de resposta a este tema, até pela preocupação que o mesmo nos merece, vai ser imediata. Estamos perto de encontrar uma boa solução por forma a aliviar a janela de inscrição de jogadores e dar alguma serenidade para que este ano desportivo decorra da melhor forma. Vamos ter uma solução estrutural, por forma a que os clubes possam terminar esta janela de transferências com alguma tranquilidade”, disse Pedro Proença à saída do encontro, acompanhado por Helena Pires, CEO da Liga Portugal, e por José Carlos Oliveira, Diretor Executivo com o pelouro jurídico.
Para quarta-feira está agendada uma reunião entre a Liga e os clubes profissionais, com o propósito de debater o tema.

