Corredor russo da Anicolor-Tiene21 vence etapa inaugural do Grande Prémio Douro Internacional.
Corpo do artigo
Artem Nych foi o primeiro a brilhar no Grande Prémio Douro Internacional. O ciclista russo da Anicolor-Tien21 venceu a etapa inaugural, entre Carrazeda de Ansiães e Armamar, cortando a meta isolado após 138,7 quilómetros. A vitória do atual detentor do título da Volta Portugal foi construída na subida fina com um ataque decisivo, que também lhe valeu a conquista da camisola amarela.
Apesar do forte calor que se fez sentir na região duriense, a corrida começou com um ritmo elevado e várias tentativas de fuga. Um grupo de nove corredores ganhou vantagem logo nos primeiros quilómetros e chegou a ter mais de dois minutos sobre o pelotão. António Ferreira (Efapel) e Daniel Dias (RP-Paredes-Boavista) foram dos mais ativos na frente da corrida durante a maior parte da jornada. Mas a Anicolor controlou o ritmo atrás e foi reduzindo distâncias até à subida final. Aí, António Ferreira ainda se destacou por alguns momentos, mas Nych mostrou-se mais forte no momento decisivo, apanhando-o a menos de um quilómetro da meta para selar o triunfo.
Com as bonificações, o camisola amarela lidera com 24 segundos sobre Gálvez e 26 sobre Wood, deixando a equipa de Águeda com dois bons trunfos na luta pela geral, sendo que os maiores rivais aos lugares do pódio, Joaquim Silva (Efapel) e Tiago Leal (RP-Paredes-Boavista), ficaram a mais de 30 segundos.
A segunda etapa, hoje, tem partida e chegada em Resende, com 148,3 quilómetros e duas passagens num circuito montanhoso. Será mais um teste difícil para os trepadores, onde qualquer margem de erro pode beliscar as ambições para a etapa-rainha de amanhã, que fecha este Grande Prémio Douro Internacional.