GP Países Baixos: Miguel Oliveira fecha em 12.º numa sprint vencida por Bagnaia
O piloto português ganhou uma série de lugares, mas ficou fora dos pontos. O grande vencedor do dia foi o italiano Francesco Bagnaia ao liderar a prova de fio a pavio.
Corpo do artigo
Depois de uma manhã para esquecer, Miguel Oliveira (Trackhouse-Aprilia) saiu do 17.º lugar da grelha na Sprint determinado a deixar boas sensações para a corrida de domingo. E assim foi. O piloto português teve um arranque muito positivo, saltou para a 13.º posição, mas a primeira volta seria uma montanha-russa. "Falcão" chegou a perder lugares, contudo, deu um “volte-face” e na segunda volta já rodava no 12.º posto.
Nas restantes 11 voltas, Miguel Oliveira até ascendeu ao top-10, mas perdeu duas posições nas últimas curvas antes de cruzar a meta, concluindo, desse modo, no 12.º lugar. Embora sem pontuar, este registo poderá trazer algum alento para a corrida de domingo, onde, como é sabido, os pontos têm um peso muito maior.
Quanto à frente da corrida, esta não trouxe grandes surpresas. Francesco Bagnaia (Ducati) arrancou muito bem da pole position, sendo acompanhado, de perto, por Jorge Martín (Pramac-Ducati). Os dois candidatos ao título rapidamente descolaram do restante pelotão e foram atrás da vitória. Seria o bicampeão mundial a levar a melhor no circuito de Assen, rodando num ritmo muito forte que estabeleceu uma diferença de 2,3 segundos sobre o madrileno. Maverick Vinales (Aprilia) cruzou a linha de meta no terceiro lugar e fechou o pódio.
Já Marc Márquez (Gresini-Ducati) não foi feliz e teve uma queda na segunda volta, frustrando, em parte, qualquer ambição para se aproximar nas contas pelo título. O compatriota Aleix Espargaró (Aprilia) também seria azarado ao sofrer uma queda aparatosa na última volta.
Nas contas pelo título, Martín lidera com 180 pontos, contudo, aos poucos, vê Bagnaia a aproximar-se do primeiro posto da classificação do mundial de pilotos. O italiano conquistou três pontos relativamente ao "rival" e coloca a diferença neste momento em 15 pontos. Um pouco mais abaixo da tabela segue Miguel Oliveira no 15.º posto, resultado dos 31 pontos conquistados até ao momento.