<p>"Associar o futebol ao turismo" foi a razão pela qual a Liga marcou a final da Taça da Liga para o Estádio do Algarve, revelou, ontem, em conferência de imprensa, Hermínio Loureiro, presidente do organismo que tutela o futebol profissional.</p>
Corpo do artigo
Por outro lado, fez questão de realçar o esforço das câmaras municipais de Faro e de Loulé, que construíram e gerem o estádio, que "manifestaram sempre vontade de continuar a acolher o jogo da final". Na oportunidade destacou que a Liga não obteve qualquer comparticipação do Turismo do Algarve ou do programa Allgarve para a realização do encontro.
Hermínio Loureiro confessou que recebeu mais propostas de outras autarquias e Regiões de Turismo para realizarem a final, mas "o esforço e a dedicação dos presidentes das câmaras de Faro, Macário Correia, e de Loulé, Seruca Emídio, foi "decisivo para a escolha".
Sobre as reservas do treinador do F. C. Porto, Jesualdo Ferreira, e da Associação de Futebol do Porto sobre a realização da final no Algarve, que obriga os adeptos do clube a deslocarem-se mais de 600 quilómetros para apoiar a equipa, desvalorizou-as, alegando que "a localização da final foi escolhida antes de serem conhecidos os clubes participantes".
Críticas refutadas
"Esta não é a primeira vez que o F. C. Porto joga no Estádio Algarve. Em Agosto, disputou aqui a Supertaça. O que nos compete é criar todas as condições para realizar uma grande final e elas estão reunidas", argumentou Hermínio Loureiro. Considerou, mesmo, que está "uma grande final em perspectiva", manifestando, igualmente, o desejo de que exista "respeito, ética e fair-play, dentro e fora das quatro linhas."
"Os preços dos bilhetes entre 10 e 25 euros são acessíveis e estimulam a presença de famílias no estádio", salientou.
Já o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, aproveitou para criticar o Turismo do Algarve e o programa Allgarve, por apoiar "um conjunto de eventos elitistas e despesistas", e não "um evento da envergadura desta final".
Seruca Emídio, sublinhou que a final da Taça da Liga e o rali de Portugal são "os dois maiores eventos desportivos do ano e os que mais mobilizam pessoas no Algarve".