Álex Grimaldo, lateral de 28 anos que este verão trocou o Benfica pelo Bayer Leverkusen, concedeu uma entrevista ao jornal espanhol "AS", esta segunda-feira. A saída dos encarnados, o momento de forma do emblema alemão e a seleção espanhola foram algumas das temáticas abordadas.
Corpo do artigo
Com sete golos e cinco assistências em 15 jogos, Álex Grimaldo tem sido uma das principais figuras do Bayer Leverkusen na presente temporada. O lateral espanhol, que neste verão terminou contrato com o Benfica, admitiu numa entrevista ao jornal espanhol AS que está a passar um dos melhores momentos da carreira. O jogador natural de Valência, que representou os encarnados durante oito épocas, confessou que o contacto direto de Xabi Alonso foi essencial para a mudança.
“Decidi mudar e sair do Benfica. Havia muitas opções, não foi fácil. O Leverkusen e Xabi Alonso apostaram muito em mim, deram-me confiança. Quando se tem pela frente uma mudança tão grande, a confiança do treinador e do clube são importantes. É diferente quando te liga o treinador e não o diretor desportivo. Quando sabes que o Xabi será o teu treinador... Eu conhecia-o de o ver jogar, por isso estar com ele era uma oportunidade que não poderia deixar passar para continuar a crescer como jogador”, começou por dizer.
“Não creio que tenha sido um passo atrás. Quando se muda de clube e se vai para outro país como eu, não sabes como te vais adaptar, mas tem sido muito bom. Estou feliz com o clube, com o treinador, com o meu estado de forma atual. Estamos no topo da Bundesliga, estamos bem também na Liga Europa, e no próximo ano penso que voltaremos à Liga dos Campeões” explicou o lateral espanhol.
No passado sábado, no terreno do Hoffenheim, Grimaldo bisou na partida e deixou o Bayer Leverkusen na liderança isolada do campeonato. No entanto, embora prometa dar luta a Bayern Munique, Borussia Dortmund e Leipzig, o lateral não descarta uma mudança para a principal divisão espanhola, no futuro.
“Este verão, tive opções para ir para Espanha... Também para a Premier League e para o futebol italiano. Foi uma decisão por pequenos detalhes. Passei muitos anos da minha carreira fora de Espanha, mas ainda me faltam muitos mais. Certamente que, no futuro, poderei estar em Espanha”, admitiu o antigo atleta do Benfica.
Apesar de figura presente nos escalões de formação da seleção espanhola, que culminou com a conquista do Campeonato Europeu de sub-19 em 2012, Álex Grimaldo nunca foi convocado para representar a seleção principal do país vizinho. Com a camisola da La Rioja na mira, embora Luis De La Fuente, selecionador espanhol, tenha vindo a optar por laterais que representam emblemas da La Liga, o antigo jogador das águias não sente prejudicado por jogar no estrangeiro.
“A seleção da Espanha é um dos meus objetivos. A seleção tem grandes jogadores e laterais muito bons, mas eu estou a trabalhar para chegar lá, para ter a oportunidade e mostrar ao treinador e às pessoas que mereço estar lá. Estou no meu melhor momento e o ano passado também foi muito bom”, confessou Grimaldo.
“O campeonato espanhol é mais visto em Espanha do que o alemão, é normal. Mas tanto ele (Luis De La Fuente) quanto a sua equipa olham para todos os jogadores. Estou na Bundesliga, jogo num grande clube e somos líderes. Continuo a trabalhar para lhe dificultar as escolhas. Quero manter esta forma até ao final do ano e poder usufruir de uma oportunidade nesta convocatória, na próxima ou, porque não, no Euro”, afirmou o lateral do Bayer Leverkusen.
A verdade é que a Alemanha é a organizadora do Campeonato Europeu de 2024 e, sendo Grimaldo um dos jogadores em destaque no país, mais “especial” seria esta convocatória. O sonho de envergar a camisola da seleção espanhola continua bem vivo para o antigo futebolista das águias.
Confira os golos de Grimaldo diante do Hoffenheim: