Ciclista da Alpecin impôs-se com autoridade na chegada a Pontarlier e o esloveno da UAE Emirates continua intocável na geral, devendo consagrar-se campeão pela quarta vez na capital francesa no domingo.
Corpo do artigo
O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) conquistou este sábado a primeira vitória na Volta a França, ao triunfar de forma isolada na 20.ª etapa, que ligou Nantua a Pontarlier. Já Tadej Pogacar (UAE Emirates) manteve-se intocável na liderança e está a um passo de conquistar o quarto título na prova.
Groves, de 25 anos, concluiu os 184,2 quilómetros da penúltima etapa em 4:06.08 horas, após iniciar a fuga nos últimos 16 quilómetros e resistir à perseguição. O neerlandês Frank van den Broek (Picnic-PostNL) foi segundo, a 54 segundos, e o compatriota Pascal Eenkhoorn (Soudal Quick-Step) fechou o pódio, a 59.
Com vitórias anteriores nas classificações por pontos da Vuelta em 2023 e 2024, Groves completa agora o feito raro de vencer etapas nas três grandes Voltas.
Lá atrás, o pelotão dos favoritos controlou o ritmo e chegou compacto, sem alterações na geral. Pogacar, de amarelo desde os Pirenéus, mantém uma vantagem confortável de 4.24 minutos sobre Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), com Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) a garantir o terceiro lugar.
A consagração do esloveno está marcada para domingo, na ligação entre Mantes-la-Ville e os Campos Elísios, em Paris. A etapa final de 132,3 quilómetros contará com uma inédita tripla passagem pelo alto de Montmartre, mas, como manda a tradição, deverá ser mais cerimonial do que competitiva para os homens da geral.