Bélgica, Ucrânia, Eslováquia e Roménia chegam à ronda decisiva empatadas com três pontos. Todos os quatro lugares do grupo estão em aberto, com a seleção belga mais pressionada. A seleção ucraniana é a única obrigada a ganhar para não depender de terceiros.
Corpo do artigo
Mais equilíbrio era difícil. A fase de grupos do Euro2024 termina esta quarta-feira e no Grupo E está tudo ainda por decidir, com as quatro seleções com hipóteses de apuramento para os oitavos de final, mas também com a possibilidade de terminarem no último lugar e despedirem-se já da competição.
A partir das 17 horas, a Eslováquia defronta a Roménia e a Bélgica enfrenta a Ucrânia, todas com a certeza de que uma vitória vale a qualificação. Por outro lado, se os dois jogos terminarem empatados as quatro equipas ficam com quatro pontos, o que também significa que o terceiro classificado seguirá para a próxima fase. Neste cenário, as contas ficam mais difícieis, já que será preciso recorrer aos fatores de desempate para definir a classificação final.
No entanto, há que dizer que Eslováquia e Roménia têm o apuramento garantido se o duelo entre eles ficar empatado porque lhes permite terminar com diferença de golos positiva, algo que a Ucrânia não conseguirá se empatar com a Bélgica, pelo que, neste caso, são os ucranianos a ficar pelo caminho.
Ou seja, a Ucrânia só não fica obrigada a ganhar e apura-se com um empate se houver vencedor no Eslováquia-Roménia. Caso contrário, só tem possibilidades de estar nos "oitavos" caso derrote a Bélgica, a quem também basta empatar para se manter em competição.