Depois do adeus de ambos os clubes à Taça da Liga, há jogo grande na pedreira. Ricardo Horta em foco.
Corpo do artigo
Depois da paragem para a realização do Campeonato do Mundo do Catar, as emoções da Liga portuguesa estão de volta e a 14.ª jornada tem um jogo grande como cabeça de cartaz. O terceiro classificado Braga recebe o líder Benfica, procurando pôr um travão à invencibilidade das águias em 2022/23.
Bracarenses e lisboetas regressam à principal competição nacional na ressaca das desilusões na Taça da Liga. O Braga foi eliminado nos quartos de final pelo Sporting - goleada, por 5-0, em Alvalade -, enquanto o Benfica ficou pela fase de grupos, depois de ter sido superado, na diferença de golos, pelo Moreirense.
As desilusões do passado recente não entrarão, seguramente, em campo na pedreira, onde o Benfica joga com a tranquilidade garantida por uma bela margem de manobra. A equipa de Roger Schmidt conta 12 vitórias e apenas um empate nos 13 encontros do campeonato, que permitiram abrir um fosso de oito pontos para o F. C. Porto no topo da classificação.
Já o Braga perdeu um pouco do fulgor demonstrado no início da Liga e o terceiro lugar que ocupa agora já só está seguro por três pontos - em relação ao Sporting -, sendo certo que um eventual triunfo ante os encarnados devolverá grande parte da confiança perdida à equipa de Artur Jorge.
Os mundialistas e Horta
Tudo indica que Roger Schmidt já possa contar com os dois campeões do Mundo. Otamendi e Enzo Fernández já viajam rumo a Portugal, após uns dias passados na Argentina, restando saber em que estado de forma chegam o defesa central e o médio albicelestes.
Em foco estará Ricardo Horta, que também esteve no Catar, mas ao serviço da seleção portuguesa. O avançado protagonizou uma das novelas do verão passado, mas a transferência rumo à Luz acabou por não se confirmar e, agora, o capitão dos guerreiros defronta, pela primeira vez, o Benfica de Schmidt.
MELHOR
- O Benfica tem o melhor ataque (37 golos) e a melhor defesa (nove) do campeonato.
- Gonçalo Ramos é o goleador da Liga, com nove golos, e está de volta após o hat-trick no Mundial.
- Artur Jorge tem o plantel quase na máxima força: Gorby Batiste é a única baixa dos guerreiros.
PIOR
- O Benfica disse adeus à Taça da Liga, na primeira desilusão de 2022/23. Como irá reagir a equipa encarnada?
- O Braga sofreu três derrotas nos últimos seis jogos do campeonato.
- Depois de uma semana de festa após o título mundial, Otamendi e Enzo estão em dúvida no Benfica.
FIGURA EM DESTAQUE: GALENO
- F. C. Porto
- Avançado
- 25 anos
O luso-brasileiro está em grande forma e tem sido um dos principais destaques na equipa de Sérgio Conceição. Com cinco golos marcados nos últimos seis jogos, Galeno será, seguramente, uma das lanças portistas frente ao Arouca, sendo que está a apenas um golo de igualar o melhor registo pessoal desde que chegou ao futebol português. Com 10 tentos marcados e duas assistências em 25 partidas de 2022/23, o extremo tem brilhado no flanco esquerdo do ataque dos dragões e, além disso, registou uma enorme evolução nas tarefas táticas e defensivas.
OUTRAS FIGURAS
Paulinho
- Sporting
- Avançado
- 30 anos
Tantas vezes criticado pela falta de eficácia, o avançado leonino aproveitou a Taça da Liga para se reencontrar com o caminho das balizas adversárias. Marcou seis golos nos últimos quatro jogos e resta saber se vai manter a pontaria afinada no campeonato.
Rafa Mujica
- Arouca
- Avançado
- 24 anos
A primeira época do espanhol em Portugal dificilmente podia estar a correr melhor. Já leva nove golos em 18 partidas oficiais, o último dos quais decisivo na vitória do Arouca em Moreira de Cónegos, que valeu o apuramento para a final four da Taça da Liga.