Clube de Matosinhos treina em quatro pavilhões e tem cerca de 300 atletas nas camadas jovens.
Corpo do artigo
Na vila de Guifões, em Matosinhos, mora o Guifões Sport Clube. Exclusivamente dedicado ao basquetebol, o emblema matosinhense conta com todos os escalões de baby basket (dos três aos seis anos), mini basket (dos seis aos 12 anos) e restantes camadas jovens até aos seniores. Enraizado numa cultura de basquetebol que começou com um grupo de amigos na década de 1930, o clube assume um papel formador de jovens, não só a nível desportivo como também na transmissão de valores.
Miguel Pinto, diretor de comunicação e imagem do Guifões e responsável pela recente remodelação do Pavilhão Engenheiro António Maia, diz-se "orgulhoso" pelo crescimento da modalidade em Portugal, sentida em particular no Guifões, e sublinha que, na visão do clube, "para dar qualidade de treino aos jovens, é necessário haver condições mínimas" e que o emblema é "o único no Porto que utiliza quatro pavilhões para os treinos", destacando as dificuldades a nível logístico para incluir os quase 300 atletas inscritos e encaixar os vários treinos de todos os escalões, que começam pelos mais novos e acabam com os mais velhos. Com a prática quase diária da modalidade, o Guifões tornou-se a segunda casa para vários jovens basquetebolistas e para os seus pais.
Francisco Alves, coordenador do mini basket, realça o impacto da Federação Portuguesa de Basquetebol no crescimento da modalidade, através da transmissão de mais jogos da Liga: "A criação de uma aplicação e a procura de transmitir mais jogos, principalmente depois da pandemia, ajudaram à promoção do basquetebol, além da ida de Neemias Queta para a NBA, que também foi importante".
"Estamos aqui pela formação que conseguimos dar aos nossos jogadores e, acima de tudo, pelas experiências que lhes são proporcionadas, a partir dos jogos, dos torneios e dos convívios. São amizades que começam aqui e ficam para a vida", rematou.
Através do investimento em melhores infraestruturas - o pavilhão pertence ao clube -, e boas condições de treino para atletas e treinadores, o Guifões tem como objetivo continuar a promover a modalidade e a prática de desporto, passando a cultura do basquetebol de geração em geração.