Na primeira prova do mandato à frente da federação, Domingos Castro leva a modalidade à terra natal.
Corpo do artigo
A Cidade Berço prepara-se para receber, no dia 24, os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo, no Parque da Cidade Desportiva e na Pista Gémeos Castro. O novo presidente da federação, Domingos Castro (um dos gémeos, o outro era Dionísio), volta a levar esta competição a Guimarães, onde já se realizou em três ocasiões (1972, 2005 e 2006). O Município prepara-se para receber milhares de pessoas.
O cenário da prova será o Parque da Cidade Desportiva, onde serão desenhadas pistas de mil, mil e quinhentos e dois mil metros, que vão acolher competições da 101ª edição masculina e da 58ª edição feminina dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo e os Campeonatos Nacionais de Atletismo Adaptado.
"É uma honra para Guimarães acolher esta competição, que reforça o nosso compromisso em apoiar o desporto e honrar o legado de grandes atletas da nossa região, como Domingos Castro. Estamos preparados para receber os atletas e o público, garantindo as melhores condições nas nossas infraestruturas," afirmou, na apresentação da prova, o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Guimarães, Nelson Felgueiras.
A competição antecede o Campeonato da Europa que se realiza, em dezembro, em Antalia, na Turquia. “Esta será a principal prova de observação e seleção”, destacou Domingos Castro. “Espero que os vimaranenses apareçam em massa”, apelou, “porque não é por acaso que a prova se realiza aqui”, rematou. O Município prevê receber, aproximadamente, quatro mil pessoas, entre atletas (mais de mil), equipas técnicas e público.