Avançado marca, torna-se decisivo e ajuda a maquilhar erros de Diomande e de Maxi Araújo. Uruguaio foi expulso e leões sofrem até ao golo de Catamo.
Corpo do artigo
O Sporting soma e segue no campeonato, após alcançar a terceira vitória consecutiva, frente ao Famalicão, por 3-1, o que lhe possibilitou cavar, à condição, um fosso importante de seis pontos para o rival Benfica, que tem menos dois jogos. Fresneda, Gyokeres e Catamo foram os autores dos golos numa partida em que o avançado sueco voltou a ser o abono de família em Alvalade, ao fazer duas assistências, uma das quais crucial quando os leões jogavam reduzidos a dez elementos, devido à expulsão de Maxi Araújo. O Famalicão rubricou uma prestação personalizada e mostrou muito futebol, porém os leões foram melhores e mereceram, por inteiro, a conquista dos três pontos.
O jogo começou muito bem para o campeão nacional, mercê de um golo de Fresneda, no primeiro minuto, após um lance de classe de Gyokeres, mas a vantagem não fez bem aos leões, que abdicaram de jogar e de rematar à baliza minhota. A passividade custou caro e Diomande resolveu “reposicionar” o Famalicão no duelo, ao cometer um penálti que teve tanto de disparatado como de evitável. Oscar Aranda reduziu e o Famalicão ficou cada vez mais confortável em campo, a conseguir jogar em todo o relvado, com posse de bola e três remates perigosos até ao intervalo.
Na segunda parte, o Sporting mostrou-se mais adulto e paciente e só teve de aproveitar um erro de Gustavo Sá, que, tal como Diomande, fez um penálti evitável, para retomar as rédeas da partida.
Novamente em vantagem, beneficiou com a entrada de Catamo, que mexeu no jogo, e parecia ter tudo sob controlo até mais um tiro no pé dos leões. Maxi Araújo foi expulso depois de uma entrada perigosa sobre Gustavo Sá e os leões tiveram de recuar, no entanto Gyokeres voltou a ser fundamental. Numa jogada aparentemente sem perigo, “inventou” um passe que originou o terceiro golo, concretizado por Catamo que permitiu à equipa de Rui Borges voltar a respirar.
Frente ao Estrela da Amadora, na próxima ronda, o Sporting não poderá contar com Hjulmand e Maxi Araújo, já que ambos vão estar castigados.