Após uma longa novela Viktor Gyokeres é oficialmente leão, tendo assinado um contrato até 2028. Ibrahima Bamba despede-se do Vitória de Guimarães, rumo ao Catar, e o Marítimo promoveu o regresso de Salin.
Corpo do artigo
Sporting: Finalmente é oficial. Os leões garantiram a contratação de Viktor Gyokeres, ao Coventry, pagando 20 milhões de euros pelo avançado sueco, mais quatro milhões de euros por objetivos. O jogador, de 25 anos, assinou contrato até 2028 e fica com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
O internacional sueco, que na época passada fez 22 golos e 12 assistências em 50 jogos, mostrou-se satisfeito com a decisão de rumar a Alvalade. "O clube tem muita história e quando soube do interesse foi uma escolha fácil. Tive outras opções, mas senti que o Sporting CP era a equipa que estava mais interessada em mim e quando alguém te quer, isso significa que te querem muito e vão cuidar de ti. Esta era a melhor opção”, afirmou Gyokeres nas primeiras declarações como jogador do Sporting.
Gyokeres, que é a contratação mais cara da história do Sporting, já treinou com a equipa de Ruben Amorim e vai vestir a camisola 9.
Vitória de Guimarães: O médio/central, Ibrahima Bamba, foi transferido para o Al Duhail, do Catar, despedindo-se dos vitorianos após ter chegado em 2020. O emblema vimaranense não revelou os valores do negócio, que se deve concretizar por cerca de nove milhões de euros, destacando que Bamba vai assinar "um contrato de longa duração" com os catari.
O italiano, de 21 anos, começou por jogar na equipa B e nos sub-23, mas nas últimas duas temporadas somou 42 jogos pela formação principal e despede-se de Guimarães pela porta grande, saindo como uma das peças fundamentais da equipa de Moreno.
Marítimo: Aos 38 anos, Romain Salin está de regresso ao Marítimo, sete anos depois de ter abraçado outro projeto. O guarda-redes francês, que representou o clube madeirense entre 2011 e 2016, foi oficializado como reforço, tendo assinado um contrato válido por uma temporada.
Salin chega como jogador livre, depois de quatro temporadas no Rennes, quarto classificado da Ligue 1 na temporada passada.
Inglaterra: Numa prova de que "velhos são os trapos", Ashley Young prepara-se para iniciar uma aventura no Everton, aos 38 anos. O clube britânico anunciou a contratação do internacional britânico,que chega a custo zero, oriundo do Aston Villa, tendo rubricado um vínculo válido por uma temporada.
"Eu sempre disse que a idade é apenas um número para mim. Sinto-me tão em forma como em qualquer outra altura", afirmou Young, que já representou Watford, Aston Villa, Inter e Manchester United.
Catar: Rodrigo, ex-avançado do Benfica, é oficialmente reforço do Al-Rayyan, orientado por Leonardo Jardim. O internacional espanhol deixa o Leeds, equipa que representou nos últimos três anos,mudando-se para o Catar. O Al-Rayyan não adiantou informações do contrato do avançado, de 32 anos.
Formado no Celta de Vigo, Rodrigo representou ainda o Real Madrid Castilla, Bolton, Benfica (2010 a 2014) e Valência.
Turquia: O Galatasaray, onde joga Sérgio Oliveira, vai receber o defesa esquerdo, Angelino, por empréstimo de uma temporada. O espanhol vai render ao Leipzig 1,5 milhões de euros pelo empréstimo, podendo o clube turco adquirir o passe de Angelino no final da temporada, por mais seis milhões de euros.
Formado no Manchester City, Angelino jogou ainda no Breda, PSV, Mallorca, Leipzig e Hoffenheim.
União de Leiria: Marco Baixinho e João Resende vão representar a União de Leiria, na temporada 2023/24.
Baixinho, que temporada passada jogou pelo Anorthosis (Chipre), está de volta ao futebol português aos 34 anos, depois de já ter alinhado pelo Paços de Ferreira, Mafra e Carregado, para acompanhar o regresso dos leirienses aos campeonatos profissionais, 11 anos depois.
Segundo a SAD da União de Leiria, o defesa assinou contrato até 2025, reforçando a equipa orientada por Vasco Botelho da Costa.
Do Benfica, chega João Resende, de 20 anos, que se muda a título definitivo para a União de Leiria. Ao serviço das águias, o avançado conquistou o campeonato de sub-19, a UEFA Youth League e a Taça Intercontinental de sub-20.