Supertaça vai trazer a estreia a uma parte considerável dos plantéis de F. C. Porto e Benfica no que à conquista de um troféu em Portugal diz respeito.
Corpo do artigo
O primeiro troféu da temporada, impedido pela pandemia de se realizar em agosto, como habitualmente, será este ano um presente natalício para F. C. Porto ou Benfica, que se defrontam amanhã, em Aveiro, pela conquista da Supertaça. Para 22 jogadores dos dois plantéis, a prenda será ainda mais especial, por coincidir com o primeiro título no futebol português.
No F. C. Porto, há 10 jogadores que fazem a época de estreia e mesmo os que chegaram de outros clubes ainda não têm troféus no palmarés. São os casos de Cláudio Ramos, Carraça, Zaidu, Nanu, Toni Martínez e Taremi, todos em busca de uma conquista inédita, tal como Malang Sarr, Grujic, Felipe Anderson e Evanilson.
No Benfica, são 12 os nomes à procura do primeiro título em Portugal (Helton Leite, Gilberto, João Ferreira, Todibo, Vertonghen, Pedrinho, Weigl, Everton, Waldschmidt, Darwin, Gonçalo Ramos e Tiago Araújo), sendo que o médio alemão é o único que já fez parte do plantel na época passada, mas chegou em janeiro e o clube da Luz não ganhou nada desde então.
Otamendi muda de lado
A equipa benfiquista conta com um jogador que também pode conquistar o primeiro troféu de águia ao peito, mas que fica longe de estar em branco no que diz respeito a títulos no futebol português. Trata-se do central Otamendi, que chegou à Luz no verão passado, seis anos e meio depois de ter deixado o F. C. Porto, rumo ao Valência. O internacional argentino jogou no Dragão entre 2010 e 2014, tendo conquistado três campeonatos, uma Taça de Portugal e três Supertaças.
Em declarações ao site da FPF, os capitães de F. C. Porto e Benfica fizeram a antevisão do clássico. "Vamos fazer tudo para ganhar, com paixão e muita garra", disse Pepe, que não deve jogar, devido a lesão. "Sabemos que neste jogo não há espaço para erros. Confiamos na conquista do troféu", referiu Pizzi.
Hugo Miguel apita com dupla no VAR
O árbitro nomeado para o jogo de atribuição da Supertaça é o lisboeta Hugo Miguel. No VAR, ao contrário do que acontece nos jogos do campeonato, estará deste vez uma dupla formada por Luís Godinho e Bruno Esteves.