
José Manuel Neves, presidente da A. F. Porto
José Carmo / Global Imagens
Processo de certificação dos clubes continua a crescer. Esta época houve mais 31 clubes que conseguiram concluir o seu processo. Objetivo da A.F.P. passa por ter todos os emblemas certificados.
A Associação de Futebol do Porto (A.F.P.) registou um recorde de 185 clubes certificados em 2022/23, o equivalente a um crescimento de 20 por cento em relação à temporada anterior (154), entre futebol masculino, feminino, futsal masculino e feminino. “As minhas palavras são de agradecimento a todos que fazem parte do gabinete de certificação, pois é graças ao seu empenho que temos conseguido aumentar o número de clubes certificados. Depois, claro, o meu agradecimento aos clubes pela resiliência de ano após ano estarem neste processo de certificação. Aos nossos filiados e a todas as entidades que contribuem para a sua certificação, o meu muito obrigado. Em 2019 eramos 23, hoje somos 185 e a nossa ambição é de continuar a crescer”, declarou José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto.
Recorde-se que a certificação dos clubes filiados na A.F. Porto se reveste da maior importância, garantindo qualidade, segurança, regulação e organização na promoção da atividade desportiva. O objetivo passa para que a curto prazo cada clube da AFP seja certificado. Para tal, o gabinete de certificação promete continuar a dar apoio aos clubes nos seus processos burocráticos de candidaturas. “O número de clubes tem aumentado de ano para ano e isso é um motivo de grande satisfação para todos nós. Da nossa parte, tudo faremos para continuar a apoiar os clubes, sabendo de antemão que não é um processo simples, que envolve tempo e muitos recursos, dos quais os clubes muitas vezes não conseguem dispor. Por isso a palavra que deixo é de agradecimento a todas as entidades que concluíram a certificação esta época. A esses digo que não desistam, que continuem a lutar para melhorar os “seus clubes”. Aos que ainda não conseguiram, fica uma palavra de encorajamento para o fazerem no futuro, sendo certo, que contarão com todo o nosso apoio”, afirmou Sérgio Ribeiro, membro do gabinete de certificação.
Em termos globais, o número de entidades certificadas em 2022/23 subiu para 991, o que significa que a A.F. Porto representa mais de 19 por cento das entidades certificadas a nível nacional.
