Haaland é, atualmente, um dos jogadores mais prolíferos em golos e aos 21 anos já supera os registos de Ronaldo e Messi em números, mesmo quando juntamos os dados do português e do argentino.
Corpo do artigo
O fenómeno Erling Haaland explodiu em 2019, quando a 30 de maio marcou nove golos num só jogo, numa vitória da seleção sub-20 da Noruega frente às Honduras por 12-0. A partir daí nunca mais parou de fazer as redes balançar. O norueguês marcou 28 golos em 22 jogos pelo Salzburgo, somando exibições vistosas na Liga dos Campeões. O Borussia Dortmund não perdeu tempo em contratar o avançado e pagou "apenas" 22 milhões de euros pelo jovem. A realizar a terceira época no clube alemão, Haaland tem uma média de quase um golo por jogo e aos 21 anos já supera os registos de Ronaldo e Messi.
Desde que Cristiano Ronaldo se estreou pelo Sporting, que se percebia seria um talento fora do comum. Mas era um jogador diferente daquele que se tornou nos últimos tempos em Inglaterra, apostando muito mais no drible e no exibicionismo do que em ser uma máquina de golos. Com o passar do tempo em Manchester, Alex Ferguson limou o português para ser cada vez mais letal em frente à baliza, culminando numa época com 42 golos pelo United.
Aos 21 anos Ronaldo ainda era uma futebolista em formação, longe do nível que viria a demonstrar mais tarde. Nesta fase, já tinha realizado 192 jogos e marcado 41 golos, o que dá uma média de 0,21 golos por jogo.
Lionel Messi iniciou o percurso na equipa principal do Barcelona em 2004 e a bola colada ao pé no drible tornou-se logo na imagem de marca. Estreou-se numa altura que coincidiu com a ribalta de Ronaldinho, que era considerado o melhor jogador do mundo e que foi o mentor do argentino. Aos 21 anos, já era uma das promessas mais entusiasmantes do futebol, tendo conquistado em 2008 a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Com essa idade, Messi já tinha realizado 119 jogos na carreira, tendo faturado em 45 deles, com uma média de 0,37 golos por jogo.
Apesar dos dois grandes fenómenos das últimas décadas serem Ronaldo e Messi, Erling Haaland pode estar a caminho de um patamar que poucos atingiram. Os números do norueguês aos 21 anos impressionam, superando os registos dos dois "astros" em golos. Até ao momento, Haaland já tem 115 golos marcados em todas as competições e clubes por onde passou, mais do que Messi e Cristiano juntos, na mesma idade. Realizou 160 partidas, com uma média de 0,71 golos por jogo, novamente superior às do argentino e do português.
Haaland teve um curto percurso por ligas menos competitivas como a austríaca e norueguesa, mas mesmo no Salzburgo já faturava na Liga dos Campeões. Depois de se transferir para o Dortmund, o avançado continuou a marcar golos tanto na Liga alemã como na Champions, correspondendo às expetativas ou até as ultrapassando. Conseguindo alcançar uma equipa mais competitiva, poderá mesmo ameaçar recordes estabelecidos pelas duas das maiores lendas do futebol.