O português Hélder Rodrigues (Honda) ficou esta terça-feira muito próximo do top-5 de motas do rali de todo-o-terreno Dakar2014, subindo ao sexto lugar da geral no final da nona etapa.
Corpo do artigo
Rodrigues, que partiu para esta jornada em oitavo, foi sétimo na ligação entre Calama e Iquique, no Chile, mas ganhando tempo aos três que o antecediam na geral e beneficiando da desistência de Alain Duclos, que estava em quarto da geral.
Os 422 quilómetros de especial entre Calama e Iquique, com muita passagem de dunas no deserto do Atacama, foram cumpridos pelo "motard" português em 5:00.49 horas, concluindo a etapa a 11.44 minutos do vencedor, o espanhol Marc Coma (KTM), que assim consolidou a liderança na geral.
Depois da vaga de desistências e exclusões dos primeiros dias, as atenções dos portugueses concentram-se em Hélder Rodrigues, que justificadamente alimenta pretensões de chegar ao top-5, já que passa a estar a 8.15 minutos do quinto lugar, na posse do francês Olivier Pain (Yamaha), quando ainda há muitos quilómetros de rali pela frente.
Bem lançado para a vitória final está o espanhol Marc Coma - ganhou a nona etapa, com 4:49.05, 1.41 à frente do espanhol Joan Barreda (Honda). Na geral, Coma dilatou a vantagem sobre Barreda para 40.19 e Rodrigues está a 2:24.25.
Mário Patrão (Suzuki) foi segundo português mais bem classificado no dia, em 25.º. Na geral, é 32.º, atrás de Pedro Oliveira (Speedbrain), que é 24.º, e Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), que ocupa o lugar 27. Vítor Oliveira (Husqvarna) sobe dez lugares, para 59.º
Em automóveis, a dupla de carros oficiais Mini está cada mais próxima da vitória final, com Joan Roma a comandar com pouco mais de 12 minutos sobre Stephane Peterhansel e já quase uma hora sobre o argentino Orlando Terranova (Mini).
O francês Peterhansel reforçou o segundo lugar e aproximou-se mesmo da liderança do espanhol Joan Roma (Mini), após triunfar na nona etapa do rali, em 4:17.53, com Nasser al Attiyah (Mini) a 2.17 e o espanhol Roma a 11.36.
Após nove etapas, Roma está com um total de 34:15.37 e tem Peterhansel a 12.10. o terceiro é agora Terranova, a 54.33, e o quinto Al Attiyah, a 59.46, exatamente o mesmo atraso que o sul-africano Giniel de Viliers (Toyota), que começou o dia a "fechar o pódio".
Na quarta-feira há uma longa especial de 631 quilómetros, entre Iquique e Antofagasta, pela costa chilena. De início, a tónica serão as dunas, mas, na segunda parte da etapa, há "fesh fesh", a areia muito fina que pode estar em suspensão no ar e impedir quase por completo a visão aos concorrentes.