O tenista português Henrique Rocha derrotou o espanhol Nicolas Alvarez, pelos parciais de 6-4 e 6-2, no Maia Open, e mantém vivo o sonho de se qualificar as NextGen Finals, competição que reúne os melhores tenistas sub-20 de cada ano.
Corpo do artigo
Em pouco mais de uma hora, Henrique Rocha superou, de forma segura, Nicolas Alvarez (6-2 e 6-4) e qualificou-se pela primeira vez para os quartos de final do Maia Open, torneio da categoria Challenger 100.
O triunfo permite a Henrique Rocha continuar a alimentar o sonho de se qualificar para as NextGen Finals, prova que reunirá, na Arábia Saudita, os melhores tenistas sub-20 do ano, entre os dias 18 e 22 de dezembro.
O português, de 20 anos, ocupa atualmente o lugar 173 no ranking ATP, mas nas contas para as NextGen Finals ainda alimenta a esperança de fechar 2024 entre os oito melhores tenistas do ano com menos de 21 anos.
Para o conseguir, Henrique Rocha terá forçosamente de conquistar o Maia Open, única via para poder ultrapassar o atual oitavo classificado dessa lista, o brasileiro João Fonseca.
Nos quartos de final do torneio português, Henrique Rocha vai defrontar o eslovaco Andrej Martin, que hoje derrotou Pedro Araújo pelos parciais de 6-7, 6-4 e 6-3, em 2.44 horas.
Até ao momento, estão apurados para as NextGen Finals os tenistas Nishesh Basavareddy, Learner Tien, Luca Van Assche, Arthur Fils, Alex Michelsen, Jakub Mensik e Shang Juncheng. Há ainda uma vaga em aberto, sendo que ela até poderá ser atribuída por convite pela organização do torneio.