Os três carros da Citroen, entre os quais o do francês Sébastien Loeb, que tinha ganho a prova, foram penalizados em um minuto, o que conferiu ao finlandês Mikko Hirvonen (Ford) a vitória no Rali da Austrália.
Corpo do artigo
Caso esta decisão dos comissários técnicos da Federação Internacional do Automóvel (FIA) se mantenha, Hirvonen ganha mais dois pontos a Loeb, que persegue um sexto título mundial consecutivo, e enfrentará o próximo rali com cinco pontos de avanço na liderança do campeonato.
Os três Citroen, de Loeb, do espanhol Dani Sordo (terceiro) e do também francês Sébastien Ogier (quarto) foram penalizados em um minuto cada pelas mesmas razões, ao serem detectadas barras estabilizadoras não conformes com os regulamentos.
Hirvonen poderá, caso se confirme esta decisão, assegurar a quarta vitória consecutiva no campeonato, depois dos triunfos na Grécia, Polónia e Finlândia, e aproxima-se mais da possibilidade de conquistar o título, ao aumentar de três para cinco pontos a sua vantagem sobre Loeb.
A classificação final do Rali da Austrália, antepenúltima prova do campeonato do Mundo, tinha sido suspensa pela direcção da corrida, que aguardava pelo resultado de verificações técnicas à viatura de Sébastien Loeb.
Com esta decisão, Hirvonen foi declarado vencedor, com o tempo de 2:53.06,5 horas, tendo Loeb ficado na segunda posição a 47,5 segundos.
Entretanto, longe da polémica está o português Armindo Araújo (Mitsubishi), que, apesar de ter sido quarto no agrupamento de Produção, assegurou desde já o título mundial no agrupamento, embora tenha de aguardar por 06 de Outubro, dia em que será tomada uma decisão sobre um apelo do piloto Nasser Al-Attiyah, dos Emirados Árabes Unidos, referente ao Rali da Acrópole.
Classificação final do Rali da Austrália:
1. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Focus) 2:53.06,5 horas.
2. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën C4), a 47,5 segundos.
3. Dani Sordo-Marc Marti (ESP/Citroën C4), 1.04,6 minutos.
4. Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Focus), 1.52,0.
5. Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (FRA/Citroën C4), 2.23,3.
6. Matthew Wilson-Scott Martin (GBR/Ford Focus) 5.26,3.
7. Henning Solberg-Cato Menkerud (NOR/Ford Focus), 7.17,8.
8. Federico Villagra-Jorge Perez-Companc (ARG/Ford Focus), 7.39,4.
...
13. Armindo Araújo-Miguel Ramalho (POR/Mitsubishi), 19.52,8.
Classificação mundial:
1. Mikko Hirvonen (FIN) 78 pontos
2. Sébastien Loeb (FRA) 73
3. Dani Sordo (ESP) 50
4. Jari-Matti Latvala (FIN) 36
5. Henning Solberg (NOR) 29
Classificação construtores:
1. Citroën Racing 133 pontos
2. Ford 120
3. Stobart-Ford 69
4. Citroën Junior Team 37
5. Munchi's-Ford 21