Num duelo entre seleções estreantes em fases finais de um Campeonato do Mundo feminino, Portugal derrotou o Vietname (2-0) e parte para última jornada do Grupo E a depender apenas de si para avançar para os oitavos de final da competição.
Corpo do artigo
Com sete mudanças no onze inicial, relativamente ao jogo frente aos Países Baixos, Portugal abordou o duelo com o Vietname com uma linha de três defesas e cinco centrocampistas, com Kika Nazareth mais adiantada no apoio à dupla atacante, composta por Jéssica Silva e Telma Encarnação.
A madeirense acabaria mesmo por fazer história ao minuto 7, quando apontou o primeiro golo português de sempre numa fase final de um Mundial feminino.
O arranque das Navegadoras foi demolidor, não surpreendendo que, a meio do primeiro tempo, Kika Nazareth tenha feito o 2-0, a passe de Telma, que quase bisou aos 28 minutos, mas a guarda-redes vietnamita negou-lhe o golo com duas boas intervenções no mesmo lance.
Só na reta final da primeira parte a seleção asiática conseguiu dar um ar de sua graça no ataque, com Patrícia Morais, apesar de alguns calafrios com os pés, a mostrar-se atenta, parando um remate perigoso de Thi Nguyen.
A etapa complementar voltou a mostar uma seleção nacional de pendor ofensivo, mas perdulária no momento de finalizar. Entre os 55 e os 67 minutos, Telma Encarnação desperdiçou uma boa oportunidade, Jéssica Silva viu a guarda-redes negar-lhe o golo e Lúcia Alves rematou à barra.
À entrada dos últimos dez minutos, Joana Marchão, na execução de um livre lateral, também acertou no ferro e, pouco depois, Carolina Mendes, solta no coração da área, cabeceou ao lado.
Depois do empate entre Estados Unidos da América e Países Baixos (1-1) no restante jogo da 'poule', Portugal chega à derradeira jornada da fase de grupos a depender apenas de si para se apurar para os oitavos de final do Mundial. As Navegadoras somam três pontos, menos um do que as neerlandeses e as norte-americanas, que defrontam no dia 1 de agosto (8 horas).