A Holanda terminou esta terça-feira da pior forma a fase de qualificação para o Euro2016 de futebol, com uma derrota em casa com a República Checa (3-2), a confirmar o afastamento precoce da seleção 'laranja', terceira classificada do Mundial2014.
Corpo do artigo
No último dia de jogos da fase de grupos, as derradeiras vagas diretas ainda por atribuir foram para a Croácia, graças ao 'tropeção' final da Noruega, na Itália, e para a Turquia, que beneficiou da conjugação de vários resultados para ser o melhor dos terceiros.
Na edição em que o Euro passa a 24 seleções, o grande facto é mesmo a ausência de um dos 'grandes', a Holanda, que participa ininterruptamente nas fases finais desde 1988, precisamente a edição em que alcançou o seu único título.
Entre as equipas que já ganharam o torneio, pior só mesmo a Grécia - campeã em Portugal em 2004 -, que não fugiu ao último lugar no grupo F, ficando mesmo atrás das Ilhas Faroé.
No ArenaA de Amesterdão, a Holanda chegou a estar a perder por 3-0, golos dos checos Kaderabec (24 minutos) e Sural (35) e do holandês Van Persie, na própria baliza (66).
Reduziu a Holanda aos 70 minutos, por Huntelaar, e por Van Persie, que desta vez acertou na baliza correta, aos 83.
O resultado de Amesterdão confirmou o 'amargo' quarto lugar da Holanda no grupo A, enquanto a República Checa chegou a primeiro, por troca com a Islândia, que perdeu na Turquia por 1-0 - golo de Inan, a um minuto do fim.
Com este resultado, a Turquia confirmou o terceiro lugar e, mais do que isso, ficou com o melhor de todos os terceiros postos dos nove grupos, o que lhe vale a quarta presença no Europeu, depois de 1996, 2000 e 2008. Tudo graças a uma preciosa ajuda do Cazaquistão, que foi ganhar na Letónia (1-0).
Graças à troca do último lugar do Grupo A entre azeris e letões, e porque se descartam os resultados dos terceiros com os sextos do grupo, a Turquia passou 'in extremis' a Hungria, do Grupo F, que esteve muito perto da qualificação direta.
A República Checa ganha o grupo, com 22 pontos, seguida pela Islândia, com 20, Turquia, com 18, Holanda, com 13, Cazaquistão com 5 e Letónia, com 5.
A exemplo da Hungria, também a Noruega, no grupo H, chegou a estar virtualmente qualificada, quando ganhava na Itália e mantinha o avanço sobre a Croácia, vencedora em Malta (1-0).
Em Roma, no Estádio Olímpico, Tettey marcou aos 23 minutos e fez os noruegueses sonhar alto. A 'realidade' chegou aos 74, com o golo de Florenzi - Noruega e Croácia passavam a estar empatadas, mas com melhor confronto direto para os balcânicos, que passavam a estar com um pé em França.
Pelle, aos 82, deu a vitória a Itália e confirmou o primeiro lugar do grupo, com 24 pontos, à frente da Croácia (20), que assegurou a sua quinta presença, quarta consecutiva, enquanto Noruega caiu para terceiro (19). A Bulgária derrotou o Azerbaijão, por 2-0, e ficou no quarto posto (11), à frente do seu adversário de hoje (6) e de Malta (2).
No outro grupo que hoje teve jogos, o B, já era certo o apuramento de Bélgica e País de Gales, ficando a última dúvida - a da ida ao 'play-off' - desfeita a favor da Bósnia-Herzegovina.
Os bósnios fizeram o que lhes competia e seguraram o terceiro lugar com vitória no Chipre, por 3-2, ao mesmo tempo que Israel, o mais direto perseguidor, perdia por 3-1 na Bélgica. No outro jogo do dia, o País de Gales averbou um descontraído triunfo sobre Andorra, por 2-0.
A Bélgica ganha o grupo, com 23 pontos, à frente de Gales (21) e Bósnia (17). Israel fica com 13, Chipre com 12 e Andorra sem qualquer ponto.
Além da França, país anfitrião do Euro2016, apuraram-se diretamente Islândia, República Checa, Turquia, Bélgica, País de Gales, Espanha, Eslováquia, Alemanha, Polónia, Inglaterra, Suíça, Irlanda do Norte, Roménia, Áustria, Rússia, Itália, Croácia, Portugal e Albânia.
Vão aos 'play-offs' Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Irlanda, Eslovénia, Hungria, Suécia, Noruega e Dinamarca.