No dia em que Nuno Borges atingiu pela primeira vez a terceira ronda de um torneio do Grand Slam e que Carlos Alcaraz derrotou Lorenzo Sonego, Holger Rune, oitavo cabeça de série do Open da Austrália, foi afastado pelo francês Arthur Casaux, número 122 do ranking mundial.
Corpo do artigo
Está confirmada a primeira eliminação de um top 10 mundial do quadro masculino da atual edição do Open da Austrália. Holger Rune, 8.º na hierarquia do ATP, foi afastado por um adversário que chegou a Melbourne abaixo do top 100 (122.º), o francês Arthur Casaux.
O jovem gaulês, de 21 anos, que participa no primeiro torneio do Grand Slam da temporada a convite da organização, mostrou qualidade no serviço (18 ases) e uma grande coragem em momentos de maior tensão no encontro, que venceu pelos parciais de 7-6, 6-4, 4-6 e 6-3. Quanto ao dinamarquês, de 20 anos, pareceu algo descontrolado emocionalmente nos primeiros dois parciais, melhorando nos seguintes depois de ter sido assistido no joelho esquerdo.
Carloz Alcaraz, número 2 mundial, apurou-se para a terceira ronda do Open da Austrália ao vencer o italiano Lorenzo Sonego em quatro sets (6-4, 6-7, 6-3 e 7-6), numa partida em que o espanhol voltou a dar espetáculo.
O quinto dia do Open da Austrália fica ainda marcado pelas vitórias dramáticas de Alexander Zverev (número 6 mundial) e do campeão em título do Estoril Open, Casper Ruud (11.º), diante de Lukas Klein (163.º) e Max Purcell (45.º), respetivamente, ambas garantidas no "super tiebreak" do quinto set.
Realce ainda para o triunfo de Grigor Dimitrov (13.º) frente ao australiano Thanasi Kokkinakis (6-3, 6-2, 4-6 e 6-4). O búlgaro será o adversário de Nuno Borges (afastou o espanhol Alejandro Davidovich por 3-0) na terceira ronda do torneio.
Na competição feminina, a líder do ranking mundial, Iga Swiatek, afastou, com dificuldade, Danielle Collins (6-4, 3-6 e 6-4). A norte-americana revelou, no final da partida, que este será o seu último ano a competir no circuito.
Fora da competição ficou Jessica Pegula (número 5 mundial), atropelada por Clara Burel (51.ª), com os parciais de 6-4 e 6-2, enquanto a campeã de Wimbledon, a cazaque Elena Rybakina (3.º), foi afastada pela russa Anna Blinkova (57.ª) num "super tiebreak" do terceiro set impróprio para cardíacos, que teve uma duração superior a meia hora (6-4, 4-6 e 7-6 (22-20)).