F. C. Porto volta às vitórias no campeonato frente ao Farense, no Algarve, e oferece triunfo ao antigo presidente Pinto da Costa. Lateral esquerdo marca após canto de Fábio Vieira.
Corpo do artigo
Numa dia de fortes emoções, o F. C. Porto voltou, finalmente, às vitórias, no campeonato, após bater o Farense, por 1-0, no Algarve, graças ao golo de Francisco Moura. Se há, na história do clube, momentos em que está obrigado a vencer, este domingo foi com certeza um desses dias e os dragões puderam oferecer, com orgulho, a conquista dos três pontos à memória de Pinto da Costa. Foi, também, o primeiro êxito do treinador Martín Anselmi na liga portuguesa.
À semelhança das últimas partidas, a exibição portista não foi famosa, com os primeiros 45 minutos a serem marcadas por ausência de ideias. Porém Moura, após um canto de Fábio Vieira, cabeceou para o único golo do jogo, logo após o intervalo. As equipas disputaram o duelo até ao limite, sem domínio claro de qualquer uma delas, mas o triunfo acaba por assentar bem aos dragões, com mais posse de bola e mais remates.
Anselmi procedeu a seis alterações, dando oportunidade às segundas linhas, e o desempenho na primeira parte deixou a desejar. O único momento em que cheirou a golo foi um remate perigoso de Fábio Vieira, já nos descontos.
Os dragões entraram com mais energia no segundo período e, depois do golo, que deu tranquilidade, tentaram controlar os acontecimentos, mas não sem passar por vários sustos. Já Fábio Vieira atirou ao poste e, na recarga, Rodrigo Mora, falhou o alvo.
Os últimos instantes ficaram marcados pela lesão de Vasco Sousa, que saiu de marca, depois de uma entrada feia de Zé Carlos, que foi expulso.