A polaca Iga Swiatek surgiu numa sessão de treino para o Masters 1000 de Montreal, no Canadá, com a boca tapada com fita adesiva. “Isso faz com que o ritmo cardíaco suba mais rapidamente”, explicou.
Corpo do artigo
No sempre exigente mundo do desporto de alta competição, todos os detalhes contam para se atingir um nível elevado. Isso leva, muitas vezes, a inovações nos planos de treino a implementar pelos atletas de diversas modalidades, de forma a estarem preparados para enfrentar as dificuldades que lhe surgirem.
O ténis não foge a esta norma, com a líder do ranking WTA, a polaca Iga Swiatek, a ser disso exemplo. A jovem tenista, de 22 anos, cumpriu uma sessão de preparação para o torneio Masters 1000 de Montreal, no Canadá, com a boca tapada com fita adesiva.
A situação chamou, naturalmente, a atenção de quem presenciou o momento e foi explicada pela jogadora em conferência de imprensa. “Fica mais difícil respirar quando o fazes só pelo nariz. Não consigo explicá-lo na perfeição porque não sou especialista nisto, mas já o faço há muito tempo. Já não me incomoda”, comentou a tenista.
De acordo com o jornal “Marca”, a ideia de treinar com a boca tapada partiu do preparador físico da atleta polaca, Maciej Ryszczuk. O objetivo passa por diminuir a quantidade de oxigénio inspirado durante o exercício para, assim, melhorar a resistência.
Há mais de um ano consecutivo a liderar o ranking WTA, Iga Swiatek estreia-se esta quarta-feira no Masters 1000 de Montreal diante da checa Karolina Pliskova, 23.ª na hierarquia mundial.