O apuramento de Athletic de Bilbao e Atlético de Madrid para a final da Liga Europa reparte os destaques da imprensa espanhola com a eventual saída do treinador Pep Guardiola do comando técnico do FC Barcelona.
Corpo do artigo
Enquanto o Atlético de Madrid voltou a vencer o Valência, por 1-0, depois da goleada em casa por 4-2, o Athletic ainda sofreu para passar o Sporting, que tinha vencido em Alvalade por 2-1, mas acabou por perder quinta-feira por 3-1, com um golo de Fernando Llorente a dois minutos do fim.
O "Sport", um dos diários desportivos da Catalunha, destaca a qualificação das duas equipas espanholas. Sobre o Athletic, destaca que assegurou em definitivo a vitória e o apuramento, dos bascos, "às custas" do Sporting, que tentava a terceira final da sua história.
Outro diário desportivo, mas de Madrid, a "Marca", chama à segunda competição da UEFA "Europa 'Spanish" League", em referência aos apuramentos dos dois "atléticos", que mantiveram a final da prova na região ibérica, depois do título de 2011 ter sido discutido entre F. C. Porto e Sporting de Braga.
"Um golo de Fernando Lloriente serviu para acabar com a resistência de um grande Sporting e confirmar as sensações mágicas", refere a "Marca" na sua edição de hoje.
O "As" refere-se à "Europa rojiblanca" para destacar os apuramentos de Atlético de Madrid e Athletic, duas equipas que equipam da mesma forma (listas vermelhas e brancas).
O mesmo jornal destaca a campanha do Athletic de Bilbao, que "varreu clubes famosos como o Paris Saint-Germain, Manchester United, Schakle e Sporting mediano, que caiu com justiça quando tudo apontava para o prolongamento".
O generalista El Pais fala de "êxtase em San Mamés", destacando também a exibição do autor do golo que valeu o apuramento do Athletic: "um grande Llorente superou o Sporting com muita fé e colocou o clube numa final europeia 35 anos depois".