Imprensa nacional e internacional destaca superioridade do Benfica frente ao Chelsea
A imprensa nacional e internacional salienta, esta quinta-feira, que o Benfica foi melhor que o Chelsea na final da Liga Europa, mas que o golo nos descontos permitiu aos ingleses fazerem a festa na Arena de Amesterdão.
Corpo do artigo
A imprensa internacional reconhece que o Benfica foi superior ao Chelsea na final da Liga Europa de futebol e enaltece o feito dos londrinos, que se tornaram na primeira equipa a juntar esta prova com a Liga dos Campeões.
"Não importa que o Benfica tenha sido melhor ou que merecesse mais. No fim ganhou o Chelsea", escreve o jornal espanhol "Marca" na sua versão digital, enquanto o "AS" recorda que a maldição europeia de Bela Guttman continua a assombrar os "encarnados", desta vez com um golo de Ivanovic nos descontos.
O sérvio marcou o golo da vitória no período de compensação (90+3), depois de o espanhol Torres ter inaugurado o marcador a favor dos ingleses (59) e o paraguaio Cardoso ter empatado (68), de grande penalidade.
O generalista "El País" destaca o jogo com o título "O sonho do Chelsea é maldição do Benfica".
Outro diário espanhol, o "ABC", escreve que "A glória do Chelsea é o inferno do Benfica", indicando que "um golo no último suspiro de Ivanovic dá a taça da Europa à equipa londrina frente a um rival valente e brilhante".
O francês "L'Équipe" também considera que o Benfica foi superior durante o jogo, mas destaca a resistência do Chelsea, que voltou a "superar a contrariedades" para fazer história no futebol europeu.
Em Inglaterra, o "Daily Telegraph" faz manchete no seu site com a frase "eles nunca desistem" e destaca o "espírito de sacrifício" da formação do espanhol Rafael Benitez.
O "Guardian" reconhece igualmente que o Benfica foi superior, mas que acabou por falhar muito na finalização, acabando Ivanovic por aproveitar um erro da defensiva portuguesa para dar novo título europeu ao Chelsea.
Em Itália, o "La Gazzetta dello Sport" escreve "grito do Chelsea" para acrescentar que "Ivanovic, maldição do Benfica" e "Benitez ganha outra Taça".
Já o "New York Times" descreve no seu sítio da Internet que "Ivanovic liderou o Chelsea para derrotar Benfica".
O jornal norte-americano "Boston Globe" também faz referência à final da Liga Europa com o título "Cabeceamento de Ivanovic dá vitória ao Chelsea por 2-1 sobre o Benfica", e publica uma foto com a equipa londrina a festejar com a taça.
No Brasil, o jornal Folha de São Paulo escreve: "Chelsea bate Benfica com gol no último minuto e ganha sua 1ª Liga Europa".
Em Portugal, A Bola titula "90 + Dor" para explicar que a exibição benfiquista até foi "autoritária" , mas que terminou "sem tradução no resultado". "Jogadores acabaram em lágrimas", acrescenta ainda o desportivo.
No "Record", "A maldição está nos descontos" é a chamada de primeira página para recordar que, em Amesterdão, o Benfica voltou a perder nos últimos momentos da partida tal como tinha acontecido no estádio do Dragão frente ao Futebol Clube do Porto. Apesar da derrota, o Recorde sublinha que foi uma "grande exibição" da equipa portuguesa que volta a terminar "em nova noite de lágrimas".
Em "O Jogo", a manchete salienta "agora a maldição dos 90'" para abordar a segunda derrota do Benfica em tempo de descontos que, desta vez, custou a Liga Europa.