A Inglaterra foi, ontem, a única selecção a juntar-se às congéneres de Alemanha, Itália, Espanha e Holanda - confirmou a qualificação como líder do Grupo E, depois de na ronda anterior ter garantido os pontos para ser a melhor segunda classificada - na fase final do Europeu de 2012, co-organizado por Ucrânia e Polónia.
Corpo do artigo
A uma jornada do fim estão por definir os vencedores dos grupos B, D, F e H, mas há selecções que já asseguraram, no mínimo, a ida ao play-off, casos da Rússia (B), França ou Bósnia (D), Suécia (E), Grécia ou Croácia (F), Dinamarca (H) e Montenegro (G), que empatou em casa, 2-2, com a Inglaterra.
Numa jornada em que Alemanha, Holanda e Espanha se mantiveram 100% vitoriosas - bateram a Turquia (3-1), a Moldávia (1-0) e a República Checa (2-0) -, a Grécia, de Fernando Santos, protagonizou a única alteração na liderança. Ao bater a Croácia, por 2-0, em Atenas, num jogo que esteve interrompido devido a graves distúrbios na bancadas , os gregos assumiram o comando do Grupo F, com 21 pontos, e ficaram a um ponto do apuramento.
A Rússia (Grupo B) e a França (D), venceram a Eslováquia (1-0) e a Albânia (3-0), respectivamente, e conservaram os primeiros lugares. Os russos não deverão ter problemas em segurar a liderança - recebem Andorra -, pelo que o República da Irlanda-Arménia irá decidir quem fica com o segundo lugar. Os franceses vão discutir com a Bósnia-Herzegovina - goleou o Luxemburgo por 5-0 -, em Paris, quem ganhará o grupo. O segundo lugar está também em aberto nos grupos A (Bélgica ou Turquia) e C (Estónia ou Sérvia).
Quanto à luta pelo melhor segundo, que vale o apuramento directo, só Suécia, Grécia ou Croácia podem complicar a vida a Portugal ou à Dinamarca.